Pular para o conteúdo principal

Amaci - Parte 1

Sobre o Amaci

Desde o tempo de Zélio Fernandino de Moraes o ritual do amaci é comhecido, estudado e muito se é especulado sobre o que para mim é o ritual mais importante da Umbanda.
De energização para o chacra coronário, batismo e feitura no ritual umbandista, tudo isto é sem dúvida o que vários autores conceituam com a definição de tal ritual.
Bem a minha opinião expo-la-ei:

Foto: Blog Terreiro pai Maneco -tpm.floripa.blogspot
O termo amaci vem do nome "maza" de N'gola (Angola- nação Bantu e rituais Kikongo), é a mistura de água e ervas de cheiro que consagra o kamutuê (coroa - Ori) do adepto ao culto, não necessariamente limitado aos iniciantes no culto, mas aberto a todos os que pretendiam estar em comunhão com as forças da natureza e Deus (J'inkinsi e N'zâmbi). Assim na iniciação se recebem vários tipos de a maza com: ervas purificatórias, ervas de fortalecimento mediúnico (para a possessão), e ervas especiais do seu inkinsi com favas e outros elementos ritualísticos.
Também a maza é a água que lava o kamutuê para o de orolele (obi e orogbo).
A maza ficava dentro da quarta do muzenza (quartinha do iyawo). Não sei dizer quando foi introduzido no ritual umbandista, mas sei que veio das tradições congo-angolenses.


À parte a tradição dos J'inkinsi, o culto aos òrìsà (iorubá) louva ao seu ori como o orixá mais importante na vida do ser humano, e este recebe o abo (abô - sopa) que é uma oferenda de ervas maceradas. Na iniciação o iyawo recebe o sundide em seu ori, que é um banho de ejé - sangue dos sacrifícios animais, vegetais e minerais que também é similar ao amaci.

Magísticamente falando, o nosso órgão mais vital e mais poderoso é a cabeça, por este motivo os magos e bruxas usavam chapéus e cartolas para canalizar a força mental amplificando e enviando ao universo. As guirlandas de ervas sempre foram usadas em rituais místicos, nas cabeças dos adeptos para obterem melhores resultados, e simbolizar a energia do astro que se queria atrair.

Fitoterapicamente o aroma das ervas pode ser restaurador, revitalizador ou calmante.

O amaci é ainda energizador do chacra coronário, para consagrá-lo ao seu Orixá. É um imantador das energias divinas na coroa do médium.

É fortalecedor mediúnico, pois uma cabeça positiva e alimentada é forte.

O candomblé ainda tem o ritual da sasaniyn (sassanha?) as cantigas às folhas e ofó (encantamentos) para atrair o àse e pedir ago (licença) a Osóniyn, onde é preparado o abo do iyawo com as ervas energizadoras para a iniciação.

É o símbolo do batismo cristão, onde se purifica dos pecados, morrendo e renascendo.


Tem também o significado do batismo das ordens iniciáticas, que era feito em níveis elementares (o batismo no fogo, o batismo na água...)

Bem, o amaci é uma oferenda à coroa, que consagra o nosso ori, a nossa coroa mediúnica, na lei de Umbanda. Restitui a vida na nossa cabeça, refresca, apazigua as energias, reestabelece a nossa ligação com o divino harmonizando a nossa energia com o universo.

A seriedade de um amaci na Umbanda, sua relevência e necessidade é tal qual o de um ebo ori nos cultos africanistas.

Continua...

Não existe Umbanda sem amaci!

Comentários

Anônimo disse…
Olá Leonardo.

Gostei muito do seu post sobre o amaci na Umbanda.

Certamente esclarecerá muitas dúvidas entre os neófitos e seguidores.

Continue assim, a trilhar seu caminho espiritual com todo o respeito e atenção que ele merece.

Abraços,

oyadeji
Agradeço humildemente minha cara amiga, eu ainda lembro do meu primeiro amaci, que a minha zeladora, falecida recentemente, ministrou e nossa como eu me tremia todo... Meus pais não aceitavam a minha religião e ficar de preceito foi difícil (mas fiquei). Eu me emociono ainda ao lembrar, bons tempos eu e meus 13 anos(!!!!!!!). Abraços amiga, e agradeço.

Postagens mais visitadas deste blog

Exu Das Sete Catacumbas

Exu Das Sete Catacumbas O Exu das Sete Catacumbas é ligado aos mistérios do cemitério, das trevas, magia e necromancia. É um mago que atua protegendo e rondando os cemitérios para que haja paz e ordem entre os trabalhos, feitiços, rituais nos lugares santos. É um guardião que ronda de cova em cova os cemitérios. Atua diretamente sob o comando de Obaluwaiyê, Iyá Onilé (mãe terra) e elemento terra para que haja uma harmonia entre os corpos que se desfazem, a energia do apego material que fica nos ossos, as “almas” desencarnadas e encarnadas que rondam este ambiente, as oferendas que são depositadas e os carregos que são levados para serem transformados lá. Há todo um trabalho em conjunto para que a harmonia possa reinar entre os vivos, os mortos e as energias que nossa vã filosofia não sonha existir. Não há feitiço que este amigo não possa desfazer, dependendo somente do merecimento e dignidade do médium! Oferenda ao Exu das Sete Catacumbas para positivar

Exu Lúcifer na Umbanda

Os mistérios de Lúcifer, a grande Luz e os seres de outros planetas, a ligação com Egito, índia, pirâmides Maias...  O primeiro Lúcifer que existiu com este nome não encarnou nesta esfera, era um mestre cósmico vindo do conselho da Grande Fraternidade Branca do sistema solar de Sírius. Por isto o portador da Luz em grego (LVX FERRVS Ferrus = Portador e Lucis = Luz).  Os espíritos que atualmente trabalham na Lei de Umbanda sob o nome de Exu Lúcifer em nada se assemelham ao Demônio criado na demonologia oriunda do cristianismo e tradições hebraicas. Ora se “os símbolos de uma religião só assustam os que neles acreditam”*, se jogarem milho de canjica cozida na cabeça de um iniciado no candomblé o médium incorporará na hora, mas se jogarmos a mesma canjica em médiuns umbandistas ou da doutrina espírita nada acontecerá... Por que não acreditam naquele símbolo. Da mesma forma acontece com Lúcifer que é um nome utilizado pelos espíritos desta falange para trabalho. O no

Cabocla Jurema, fundamento e oferendas.

A Cabocla Jurema é uma das caboclas mais famosas na Umbanda e uma das primeiras a serem incorporadas na nova fase da Umbanda após a organização dos Espíritos Brasileiros através do Caboclo das Sete Encruzilhadas. A raiz do seu culto vêm da pajelança indígena, que foi passada para os Juremeiros, os catimbozeiros, encantadores e outros Mestres dos cultos brasileiros que têm origem e predominam no Nordeste do Brasil. É uma entidade que antes da Umbanda já atuava em p essoas com sensibilidade espiritual antes destes cultos citados acima, pois acredita-se que a Árvore da Jurema Sagrada sempre teve sua guardiã, e Mestra no plano físico, onde a árvore era apenas um portal para o Plano Superior e os reinos da Jurema (Reinos espirituais divididos em Sete Reinos para uns e Doze Reinos para outros). Seja como for, temos uma analogia clara às Sete Linhas de Umbanda, como planos vibratórios, cidades espirituais ou moradas espirituais onde cada Mestre, Entidade, Guia e Falangeiro são morador