Pular para o conteúdo principal

Amaci - Parte 2

O Ritual do Amaci

Cada casa tem a sua tradição específica para preparar o amaci do médium.
Há amacis na cachoeira, amacis internos e amaci na praia.
Em suma, é preparado antes e fica coberto por um alá (pano branco) na frente do gongá com uma vela de cêra, a pemba virgem, e a essência do orixá.

Também podem fazer parte do ritual:


  • a taça de vinho (simbolizado o sangue de cristo) 
  • Um galho de arruda (simbolizando as almas- no ritual de Umbanda de almas ou no ritual de almas e angola - e a proteção ao médium)
  • Obi (pacto com a vida)
  • Orobô (pacto com os ancestrais)
  • Azeite de oliva (simbolizando a unção cristã)
  • Um pombo branco (para ser solto)
  • Um peixe (tranquilidade, símbolo de Jesus Cristo na astrologia, fertilidade, multiplicação)
  • Um pão de trigo (o corpo de cristo, e fartura, multiplicação)
  • Frutas (vida e prosperidade)   
  • Coroa de ervas (grinalda, para ficar na coroa do médium restabelecendo a energia)
  • Fitas coloridas
  • Cristais (para abrir os chacras)



Nos rituais do povo cigano o batismo é feito na lua cheia, apresentando a criança à lua e riscando sal na na testa da mesma, pedindo riquezas e prosperidade para aquele destino.



No ritual africano se usam os seguintes elementos para a restituição do àse no ori:
efun
banha de ori
mel
osun
uáji
dendê (sangue vegetal)
oti (álcool - sêmen masculino)
água (sêmen feminino)
Ejé (sangue animal)
ewe (sangue vegetal)

Ainda há uma questão muito importante no quisito da restituição energética aos que compreenderam que existem três reinos, a saber: animal, vegetal e mineral. A restituição vegetal e mineral é feita na água macerada com ervas, faltado assim a restituição do àse no reino animal.
Para isto tems a seguinte explicação simples: Existem certos tipos de ervas que foram criadas especificamente para simbolizar o sacrifício animal (nos casos de pessoas e casas que não o aceitam) e com o mesmo resultado e força energética do sangue animal. As ervas são: sangue-de-dragão e crista de galo (e outras quais não pretendo revelar).
Aos que não acreditam na eficácia das mesmas, não posso forçá-los a fazerem assim como não posso forçar os que não aceitam o sacrifício animal a se permitirem serem lavados com a vida de um cabrito.
Muito interessante é pensarmos da seguinte maneira:
- Para tomar um banho de manjericão eu preciso sacrificar o é todo? Ou posso eu arrancar os galhos que necessito?
Aos feiticeiros eu pergunto: - Já tiveram resultados com feitiços feitos com uma pena de urubú?
- Seria necessário sacrificar ritualisticamente o urubú todo para obter o mesmo resultado?
- E os iniciados já aprenderam a importância de uma pena do odidé (a ekodidé)?  
- Já ouviram falar do pé de coelho?


É imprescindível entrar no mérito da bebida alcóolica, a velha questão do o OGUM BRAHMEIRO

Na tradição iorubá as divindades se serviam de cervejas de milho seketé, feitas a artir de milho fermentado. Estas bebidas ainda são utilizadas com grande eficácia no culto as divindades. Se cultuamos energias da natureza e espíritos ligados a elas, eles não são apegados a oferendas materiais, mas se atraem pelos nossos pensamentos e sentimentos, a parte material é puramente fisica e anímica.
São realmente evoluídas estas forças que se alimentam de tira-gosto de sexta feira de calor? É positivo encher a sua cabeça de cerveja no amaci podendo usar uma oferenda ancestral e mais pura?

Aqui substitutos utilizados no ritual africano:
Água de cachoeira
água mineral
água de mar
água de rio
água de chuva
água de poço
água de orvalho
água de coco
caldo de cana
cerveja de milho amarelo
cerveja de milho branco


Agradeço aos irmãos pela oportunidade de escrever, agradeço mais ainda aos que se deram a oportunidade de ler.


Quanto ao amaci a coisa mais certa é:

Existe amaci em outros cultos como o omolokô, a kimbanda, e etc. Mas...

Não existe Umbanda sem AMACI!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exu Das Sete Catacumbas

Exu Das Sete Catacumbas O Exu das Sete Catacumbas é ligado aos mistérios do cemitério, das trevas, magia e necromancia. É um mago que atua protegendo e rondando os cemitérios para que haja paz e ordem entre os trabalhos, feitiços, rituais nos lugares santos. É um guardião que ronda de cova em cova os cemitérios. Atua diretamente sob o comando de Obaluwaiyê, Iyá Onilé (mãe terra) e elemento terra para que haja uma harmonia entre os corpos que se desfazem, a energia do apego material que fica nos ossos, as “almas” desencarnadas e encarnadas que rondam este ambiente, as oferendas que são depositadas e os carregos que são levados para serem transformados lá. Há todo um trabalho em conjunto para que a harmonia possa reinar entre os vivos, os mortos e as energias que nossa vã filosofia não sonha existir. Não há feitiço que este amigo não possa desfazer, dependendo somente do merecimento e dignidade do médium! Oferenda ao Exu das Sete Catacumbas para positivar

Exu Lúcifer na Umbanda

Os mistérios de Lúcifer, a grande Luz e os seres de outros planetas, a ligação com Egito, índia, pirâmides Maias...  O primeiro Lúcifer que existiu com este nome não encarnou nesta esfera, era um mestre cósmico vindo do conselho da Grande Fraternidade Branca do sistema solar de Sírius. Por isto o portador da Luz em grego (LVX FERRVS Ferrus = Portador e Lucis = Luz).  Os espíritos que atualmente trabalham na Lei de Umbanda sob o nome de Exu Lúcifer em nada se assemelham ao Demônio criado na demonologia oriunda do cristianismo e tradições hebraicas. Ora se “os símbolos de uma religião só assustam os que neles acreditam”*, se jogarem milho de canjica cozida na cabeça de um iniciado no candomblé o médium incorporará na hora, mas se jogarmos a mesma canjica em médiuns umbandistas ou da doutrina espírita nada acontecerá... Por que não acreditam naquele símbolo. Da mesma forma acontece com Lúcifer que é um nome utilizado pelos espíritos desta falange para trabalho. O no

Cabocla Jurema, fundamento e oferendas.

A Cabocla Jurema é uma das caboclas mais famosas na Umbanda e uma das primeiras a serem incorporadas na nova fase da Umbanda após a organização dos Espíritos Brasileiros através do Caboclo das Sete Encruzilhadas. A raiz do seu culto vêm da pajelança indígena, que foi passada para os Juremeiros, os catimbozeiros, encantadores e outros Mestres dos cultos brasileiros que têm origem e predominam no Nordeste do Brasil. É uma entidade que antes da Umbanda já atuava em p essoas com sensibilidade espiritual antes destes cultos citados acima, pois acredita-se que a Árvore da Jurema Sagrada sempre teve sua guardiã, e Mestra no plano físico, onde a árvore era apenas um portal para o Plano Superior e os reinos da Jurema (Reinos espirituais divididos em Sete Reinos para uns e Doze Reinos para outros). Seja como for, temos uma analogia clara às Sete Linhas de Umbanda, como planos vibratórios, cidades espirituais ou moradas espirituais onde cada Mestre, Entidade, Guia e Falangeiro são morador