Pular para o conteúdo principal

Aura, alma, corpo e espírito

Aura, a constituição do nosso ser.




A pergunta: - Quem somos nós? Seria mais bem respondida se pudéssemos nos perguntar como animais e criaturas a seguinte pergunta: O que somos nós?
Segundo a filosofia de Ifá, existem quatro elementos e nós possuímos uma alma correspondente a cada elemento.
                                       

AS QUATRO ALMAS
Elementos básicos são:
Fogo - inón
Ar - atégun
Água - omi
Terra - erùpè
Éter - àse



A essência da alma humana é também dividida, segundo a mitologia ioruba, de acordo com cada elemento. Representando assim estágios e faces da nossa energia vital.
OJIJI - A alma humana ligada ao elemento fogo é o espírito, a alma ligada ao plano espiritual e às forças da criação ìwá, àbá, àse, ofú e osa. É ligada ao desejo.
EMÍ - Ligada ao elemento ar e ao plano mental.
IPÒNRI - A alma humana no plano sentimental, ligada ao elemento omi.
ARA - A parte da alma ligada ao elemento terra é a parte visível e tateável, o corpo humano. Seu símbolo maior é a rocha, o culto afro se baseia no despertar do espírito das rochas se ligando à alma humana.
O àse é o elemento que movimenta tudo entre a matéria e o mundo espiritual, mental e emocional.
 (Magia prática no culto a ìyàmi òsòròngá o livro do bem e do mal, Luiz Carlos de Òòsàálá, editora Leqashy).
Uma tabela explica melhor:

Fogo -   Inón -         Ojiji -      Espírito  
Ar      Atégun        Emí        Mente  
Água     Omi        Ipònri       Emoção  
Terra     Erùpè          Ara        Corpo físico  
Éter       Àse    Talvez o ori?    Aura

Segundo a Tradição cabala (Magia ocidental) onde a única diferença é a divergência sobre a ordem da criação dos elementos. As quatro almas são:
A tradição cabalística faz referência a quatro mundos de existência. Atziluth, o mais alto de todos, é o mundo da Origem e dos Arquétipos. Representa as próprias forças com as quais se trabalha. Briah é o mundo da criação, onde as forças de Atziluth tomam um desejo de manifestação, impulso. Yetzirah é o Mundo da Formação. O que é concebido em Briah é planejado e formado em Yetzirah. Assiah é o mundo da manifestação, onde os planos de Yetzirah se concretizam.

O primeiro mundo, Atziluth, é simbolizado pelo Fogo. Como o Fogo, as forças são brilhantes e poderosas... Existem referências variadas ao batismo com fogo. Povos indígenas utilizam o fogo como um símbolo espiritual (ele é a luz no centro de muitos rituais)... O elemento mágico Fogo... Simboliza a ação, a energia, numa clara alusão ao impulso inicial – daí o porquê da ligação do Fogo com o mundo Atziluth.

O segundo mundo, Briah, representa a água. A água é um símbolo da concepção. Aqui as forças puras do fogo de Atziluth têm recepção garantida... A Água representa sentimento (quem, mesmo sendo inteligente, um atributo do Ar, nunca se viu presa de um sentimento poderoso?), e também representa intuição (intuir os poderes de Atziluth).

O terceiro mundo, Yetzirah, é simbolizado pelo Ar. O Ar representa pensamento, criatividade, criação. É sopro que, trazendo as forças de Atziluth através de Briah, dá vida as coisas em Assiah. Yetzirah é o Mundo Astral ou Formativo. Ele é a base que molda o mundo que conhecemos... Yetzirah está ligado ao princípio interno desconstrução de imagens e da prática da visualização. A visualização e o pensamento são capazes de atrair determinadas forças, e estas forças podem atuar dirigindo-nos para determinadas situações e soluções, ou para armadilhas e problemas.

O quarto mundo, Assiah, é a própria manifestação dos outros, ou, melhor dizendo, o lugar onde eles se manifestam. Por isso o mundo físico e suas diversas situações são o resultado de uma complexa rede de fatos que precisam ser compreendidos e corretamente manipulados se desejamos adquirir um novo controle sobre as direções para as quais estamos indo.

... O livro
Gênesis, da Bíblia, se baseia na mesma simbologia: o Espírito de Deus (Atziluth) vivia sobre as águas primordiais (Briah), até que o respirar de Deus, o sopro de vida Dele (Yetzirah) deu vida ao boneco de barro Adão (que significa a primeira carne ou o primeiro sangue), sendo o próprio boneco de barro uma forma de Assiah.
(Livro SS, um Manual prático de magia, Kristos Meyer).
O espírito é gerado no fogo, o primeiro elemento a ser criado, por isso é a nossa primeira parte criada. É a nossa porção que volta para o fogo da criação, a evolução que precisamos atingir é a espiritual (chamas do espírito santo no pentecostes), mas o caminho é através das outras almas. Ojiji é a nossa sombra ou luz. Se a evolução espiritual se faz pelo fogo (luz), o meio para obtê-la é um dos atributos deste elemento: O trabalho! A falta do trabalho é o que condena as almas. Espíritos rebeldes não querem trabalhar na seara espiritual, preferem obsidiar os que o fazem. Aqui se aprende que o trabalho enobrece a alma!
O plano mental significa a possibilidade de realização nos outros planos. Assim a nossa mente é a porta da realização. Nossos pensamentos positivos são a base das nossas realizações materiais, emocionais e espirituais. A visualização e a imaginação são algumas portas da mente. Quando surgir um sentimento de mágoa, pense em um momento feliz, passeie, imagine-se em outro lugar, pense em algo engraçado e dê uma risada! A imaginação é o portal da projeção espiritual. A mente nos permite viajar na velocidade dos pensamentos.
O plano astral-emocional é igualmente simples de ser acessado, pois todo evento gera uma emoção e um pensamento. Na busca pelo autoconhecimento aprendemos a desassociar o pensamento da emoção. Quando sentimos raiva podemos mudar esta vibração pensando em outra coisa, com esforço e trabalho contínuo aprenderemos a dominar as formas de se fazer esta transição, de pensamento e emoção negativa para um pensamento positivo que nos remeterá a uma emoção positiva relacionada a este. É simples assim! Só que quando dizemos - É difícil! Eu não consigo! Estamos associando o pensamento da palavra ‘difícil’ com o sentimento de dificuldade e relacionando os dois com esta técnica, e assim ela o será!  
A terra foi o último elemento a ser criado, o nosso corpo físico também! É a alma visível. É o nível mais baixo desta cadeia evolutiva, talvez por isso demorasse a ser criado. São todos níveis complementares. A maioria se perde pelas belezas do que vê ou do que toca fisicamente. E são dominadas a tal ponto por este nível de evolução que se acomodam, não querem fazer esforços para agir emocionalmente, mentalmente ou espiritualmente, portanto apegam-se a esta esfera.
O que seria a nossa aura?
Como o àse, a aura é a união das almas e elementos. A explicação vem de cientistas áuricos:
“Sua aura é a fonte de beleza e fonte internas, é a verdadeira essência energética que engloba seu corpo não físico e que a conecta aos seus ‘eus’ potenciais do futuro e do passado, bem como a tudo que você conhece e ama... Auras são indicadores de saúde e vitalidade, de nossas preocupações e mesmo de nosso destino pessoal”.
(Conheça sua aura - Aura advantage, Cynthia Sue Larson, 2004, tradução de Johann Heyss.)

Nossos pensamentos (mente) são emanados para nossa aura que se ilumina com pensamentos positivos e fica carregada quando os mesmos são de baixa vibração. Nossos sentimentos (emoção) mudam a cor da aura. As doenças físicas (corpo) são expostas na aura, e podemos ver através da mesma algumas doenças que se apresentam como luz escura na região deficiente. Somos ligados à força da criação através de um cordão (cordão de prata) que também nos liga às pessoas e coisas, este nos possibilita a projeção espiritual (espírito) acordado ou quando dormimos.
Podemos nos sentir orgulhosos do capricho com que fomos feitos. Tão cheios de detalhes, e estes tão simples de serem equilibrados. Ao mesmo tempo podemos entender que somos uma máquina poderosamente equipada de forças infinitas, tanto para o positivo quanto para o negativo.  
                   
Agora veremos a polaridade da nossa força, e como isto nos influencia a ponto de descobrirmos que o caminho para o poder, riqueza e felicidade está onde menos procuramos, dentro de nós mesmos. Sabendo o que temos em nossa codificação entenderemos o mistério da incorporação na Umbanda, os tratamentos de cura, e a mística oculta nos rituais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exu Das Sete Catacumbas

Exu Das Sete Catacumbas O Exu das Sete Catacumbas é ligado aos mistérios do cemitério, das trevas, magia e necromancia. É um mago que atua protegendo e rondando os cemitérios para que haja paz e ordem entre os trabalhos, feitiços, rituais nos lugares santos. É um guardião que ronda de cova em cova os cemitérios. Atua diretamente sob o comando de Obaluwaiyê, Iyá Onilé (mãe terra) e elemento terra para que haja uma harmonia entre os corpos que se desfazem, a energia do apego material que fica nos ossos, as “almas” desencarnadas e encarnadas que rondam este ambiente, as oferendas que são depositadas e os carregos que são levados para serem transformados lá. Há todo um trabalho em conjunto para que a harmonia possa reinar entre os vivos, os mortos e as energias que nossa vã filosofia não sonha existir. Não há feitiço que este amigo não possa desfazer, dependendo somente do merecimento e dignidade do médium! Oferenda ao Exu das Sete Catacumbas para positivar

Exu Lúcifer na Umbanda

Os mistérios de Lúcifer, a grande Luz e os seres de outros planetas, a ligação com Egito, índia, pirâmides Maias...  O primeiro Lúcifer que existiu com este nome não encarnou nesta esfera, era um mestre cósmico vindo do conselho da Grande Fraternidade Branca do sistema solar de Sírius. Por isto o portador da Luz em grego (LVX FERRVS Ferrus = Portador e Lucis = Luz).  Os espíritos que atualmente trabalham na Lei de Umbanda sob o nome de Exu Lúcifer em nada se assemelham ao Demônio criado na demonologia oriunda do cristianismo e tradições hebraicas. Ora se “os símbolos de uma religião só assustam os que neles acreditam”*, se jogarem milho de canjica cozida na cabeça de um iniciado no candomblé o médium incorporará na hora, mas se jogarmos a mesma canjica em médiuns umbandistas ou da doutrina espírita nada acontecerá... Por que não acreditam naquele símbolo. Da mesma forma acontece com Lúcifer que é um nome utilizado pelos espíritos desta falange para trabalho. O no

Cabocla Jurema, fundamento e oferendas.

A Cabocla Jurema é uma das caboclas mais famosas na Umbanda e uma das primeiras a serem incorporadas na nova fase da Umbanda após a organização dos Espíritos Brasileiros através do Caboclo das Sete Encruzilhadas. A raiz do seu culto vêm da pajelança indígena, que foi passada para os Juremeiros, os catimbozeiros, encantadores e outros Mestres dos cultos brasileiros que têm origem e predominam no Nordeste do Brasil. É uma entidade que antes da Umbanda já atuava em p essoas com sensibilidade espiritual antes destes cultos citados acima, pois acredita-se que a Árvore da Jurema Sagrada sempre teve sua guardiã, e Mestra no plano físico, onde a árvore era apenas um portal para o Plano Superior e os reinos da Jurema (Reinos espirituais divididos em Sete Reinos para uns e Doze Reinos para outros). Seja como for, temos uma analogia clara às Sete Linhas de Umbanda, como planos vibratórios, cidades espirituais ou moradas espirituais onde cada Mestre, Entidade, Guia e Falangeiro são morador