Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2011

Amaci - Parte 2

O Ritual do Amaci Cada casa tem a sua tradição específica para preparar o amaci do médium. Há amacis na cachoeira, amacis internos e amaci na praia. Em suma, é preparado antes e fica coberto por um alá (pano branco) na frente do gongá com uma vela de cêra, a pemba virgem, e a essência do orixá. Também podem fazer parte do ritual: a taça de vinho (simbolizado o sangue de cristo)  Um galho de arruda (simbolizando as almas- no ritual de Umbanda de almas ou no ritual de almas e angola - e a proteção ao médium) Obi (pacto com a vida) Orobô (pacto com os ancestrais) Azeite de oliva (simbolizando a unção cristã) Um pombo branco (para ser solto) Um peixe (tranquilidade, símbolo de Jesus Cristo na astrologia, fertilidade, multiplicação) Um pão de trigo (o corpo de cristo, e fartura, multiplicação) Frutas (vida e prosperidade)    Coroa de ervas (grinalda, para ficar na coroa do médium restabelecendo a energia) Fitas coloridas Cristais (para abrir os chacras) Nos rituais d

Amaci - Parte 1

Sobre o Amaci Desde o tempo de Zélio Fernandino de Moraes o ritual do amaci é comhecido, estudado e muito se é especulado sobre o que para mim é o ritual mais importante da Umbanda. De energização para o chacra coronário, batismo e feitura no ritual umbandista, tudo isto é sem dúvida o que vários autores conceituam com a definição de tal ritual. Bem a minha opinião expo-la-ei: Foto: Blog Terreiro pai Maneco -tpm.floripa.blogspot O termo amaci vem do nome "maza" de N'gola (Angola- nação Bantu e rituais Kikongo), é a mistura de água e ervas de cheiro que consagra o kamutuê (coroa - Ori) do adepto ao culto, não necessariamente limitado aos iniciantes no culto, mas aberto a todos os que pretendiam estar em comunhão com as forças da natureza e Deus (J'inkinsi e N'zâmbi). Assim na iniciação se recebem vários tipos de a maza com: ervas purificatórias, ervas de fortalecimento mediúnico (para a possessão), e ervas especiais do seu inkinsi com favas e outros elemen

Òrìsà, educação e limpeza

Continuando a matéria sobre Umbanda Limpa, e culto às energias da natureza.  Gostaria de publicar estas imagens dos cultos aos òrìsà na África. Sacrifício direto na terra

Umbanda limpa!!!

O culto aos òrìsà é uma religião natural, tem como base as forças da natureza divinizadas  transformadas em egrégoras de pensamentos, sentimentos e espíritos afins. Como por exemplo: Ogun no plano mental é a guerra, o trabalho,  a luta diária, o suor; Mente elemento AR. No plano emocional é a vitória, a conquista; Emoções elemento ÁGUA. No plano espiritual é um conjunto de espíritos divinizados que se atraem por sua afinidade enegética; Espírito elemento Fogo. No plano físico Ogun são os caminhos, estradas, ferrovias; Plano físico elemento TERRA. Ou seja a parte visível do culto é a natureza. O mar, a cachoeira, as matas, a terra, o ar... Seguindo esta linha de raciocínio, cultuamos partes de Eledunmare (DEUS) internamente em nossos sentimentos (okan), nos pensamentos da nossa mente (ori) e em nosso espírito. E cultuamos Eledunmare externamente através da grande Mãe natureza. Imagine a lei de DAR E RECEBER, se você dá vida e respeito, você os receberá de

Religiões e para que existem?

Meus caros irmãos,   li  este texto, e resolvi postar pelo seu peso de reflexão, esta meditação com certeza vos valerá de muito.  Constantemente sou questionado sobre a utilidade de fazer parte de uma Ordem Iniciática (já me perguntaram até se isso dá dinheiro!). Pergunta feita muitas vezes por religiosos fanáticos, religiosos desinformados e algumas poucas vezes por ex-membros de Ordens Iniciáticas (os que não aprenderam nada). Muito bem! Expliquei o conceito de Misticismo e suas características nas postagens anteriores e acredito que foram bem entendidos. A pergunta é; por quê ingressar em uma Ordem Iniciática se Jesus disse que é o Caminho, a Verdade e a Vida?  Por tanto meus caros, temos que entender que somente o amor pelo Pai e por nós mesmos poderá retirar o véu simbólico da ignorância. Isto feito conheceremos a verdade que nos liberta, não só na teoria mas também na prática. Não necessitaremos dessa diversidade de religiões, ordens iniciática e afins. Nesse dia, haverá somen

Salomão: Rei, sábio, mago e mestre

Poderosa Invocação cabalística do sábio Salomão e seus espíritos afins POTÊNCIAS DO REINO, COLOCAI-VOS SOB MEU PÉ ESQUERDO E EM MINHA MÃO DIREITA. GLÓRIA E ETERNIDADE, TOCAI MEUS OMBROS E LEVAI-ME PELOS CAMINHOS DA VITÓRIA. MISERICÓRDIA  E JUSTIÇA, SEDE O EQUILÍBRIO E O ESPLENDOR DE MINHA VIDA. INTELIGÊNCIA E SABEDORIA, DAI-ME A COROA. ESPÍRITOS DE MALAKUT, CONDUZI-ME ENTRE AS DUAS COLUNAS, SOBRE AS QUAIS SE APÓIA TODO O EDIFÍCIO DO TEMPLO. ANJOS DE NETZACH E DE HOD, AFIRMAI-ME SOBRE A PEDRA CÚBICA DE YESOD. OH, GEDULAEL... OH, GEBURAEL... OH, TIPHERET... BINAEL, SEDE MEU AMO R. RUACH-HOCHMAEL, SEDE MINHA LUZ. SEDE O QUE SOIS E O QUE SEREIS, OH, KITERIEL. ISCHIN, ASSISTI-ME EM NOME DE SCHADAI. QUERUBIM, SEDE MINHA FORÇA EM  NOME DE ADONAI. BENI-ELOHIM, SEDE MEUS IRMÃOS, EM NOME DO FILHO, O CRISTO, E PELAS VIRTUDES DO SABAOTH. ELOHIM, COMBATEI POR MIM, EM NOME DO TETRAGRAMMATON. MALACHIM, PROTEGEI-ME, EM NOME DE IOD-HE-VAU-HE. SERAPHI M, DEPURAI MEU AMOR, EM NOME DE ELOAH. HASMALIM, I

Entidades espirituais

O que podem ser ou não serem... Aqui podemos perceber que a espiritualidade não é brincadeira, entenderemos o lado positivo da mediunidade e o lado negativo. Naturalmente, todo o mago lida com uma grande faixa de tipos de entidades que acabam por adquirir alguns nomes característicos, segundo diversas tradições: Eguns,  Compadres (Exus de Umbanda), Comadres (Pomba-Gira), Ciganos, Caboclos, Pretos-Velhos  ou Crianças (Erês):  Seres espirituais desencarnados e incorporantes que atuam como guias, protetores, mentores ou simplesmente conselheiros. Geralmente se manifestam dentro dos cultos das religiões Umbanda, Quimbanda e todas as de origem afro-brasileiras. Protetores ou Militantes de correntes religiosas : Seres espirituais desencarnados e incorporantes que atuam geralmente, como entidades pertencentes às religiões Umbanda e Espírita. Gênios Protetores ou Anjos da Guarda : São espíritos desencarnados e incorporantes, ou mesmo uma inteligência viva no plano astral, que recebe a