Pular para o conteúdo principal

Congá - O Altar na Umbanda

Definição de altar

Altar, do latim altare, plataforma semelhante a uma mesa
Altar católico Romano
constituída por uma rocha, elevação ou outra estrutura que possibilite ao sacerdote, líder ou mentor espiritual, sacrificar à divindade, ou divindades, em um templo religioso ou local sagrado. Para o catolicismo, o altar disposto nas igrejas e capelas é objeto consagrado e representa a Rocha sobre a qual o Cristo, Cordeiro de Deus (termo que associa o sacrifício Deste aos antigos sacrifícios de animais praticados pelos povos cujas religiões e cultos precederam a liturgia cristã) foi imolado e sacrificado na cruz pela redenção da humanidade. Sacrifícios de animais ainda são praticados em rituais em diversas regiões do planeta, geralmente associados a oferendas a divindades.(Wikipédia).

Origem histórica do altar
Oferendas à Mãe Terra na primavera
O Altar é utilizado desde s tempos que começamos a andar em grupos e nos reunir em tribos. Os altares eram feitos à Deusa Mãe (Deusa Terra) nos cultos lunares, as tribos de caçadores, e nas tribos solares, os agricultores ao Deus Pai (Deus Sol).As tribos solares possuíam o costume de sacrificar o seu rei  no altar anualmente para garantirem uma boa colheita, e posteriormente já possuíam um novo sucessor para encarnar a divindade de Rei, visto que o chefe da tribo sempre foi visto como representante direto de Deus sobre a Terra desde os tempos dos faraós (daí o hábito de se dizer que o filho de Deus morria todo ano e renascia), além disto as oferendas ao deus sol no altar eram incensos, cordeiros, bodes e velas. As tribos lunares possuíam o hábito de fazerem oferendas a Grande Mãe constituídas de frutas, flores, ervas, leites, mel, ovos...  tudo diretamente na terra enterradas no grande altar. (Ver Ataque e defesa astral - Marcelo Ramos Motta).

Agora citarei um texto que raramente os católicos romanos e evangélicos se permitem ler na Bíblia no Livro do Êxodo (Livro da Torá Judaica).


O Altar que Jeová manda Moisés fazer - Êxodo 29:1-45

Isto é o que lhes hás de fazer, para os santificar, para que me administrem o sacerdócio: Toma um novilho e dois carneiros sem mácula,
E pão ázimo, e bolos ázimos, amassados com azeite, e coscorões ázimos, untados com azeite; com flor de farinha de trigo os farás,
E os porás num cesto, e os trarás no cesto, com o novilho e os dois carneiros.
Então farás chegar a Arão e a seus filhos à porta da tenda da congregação, e os lavarás com água;
Depois tomarás as vestes, e vestirás a Arão da túnica e do manto do éfode, e do éfode, e do peitoral; e o cingirás com o cinto de obra de artífice do éfode.
E a mitra porás sobre a sua cabeça; a coroa da santidade porás sobre a mitra.
E tomarás o azeite da unção, e o derramarás sobre a sua cabeça; assim o ungirás.
Depois farás chegar seus filhos, e lhes farás vestir túnicas.
E os cingirás com o cinto, a Arão e a seus filhos, e lhes atarás as tiaras, para que tenham o sacerdócio por estatuto perpétuo, e consagrarás a Arão e a seus filhos;
E farás chegar o novilho diante da tenda da congregação, e Arão e seus filhos porão as suas mãos sobre a cabeça do novilho;
E imolarás o novilho perante o SENHOR, à porta da tenda da congregação.
Depois tomarás do sangue do novilho, e o porás com o teu dedo sobre as pontas do altar, e todo o sangue restante derramarás à base do altar.
Também tomarás toda a gordura que cobre as entranhas, e o redenho de sobre o fígado, e ambos os rins, e a gordura que houver neles, e queimá-los-ás sobre o altar;
Mas a carne do novilho, e a sua pele, e o seu esterco queimarás com fogo fora do arraial; é sacrifício pelo pecado.
Depois tomarás um carneiro, e Arão e seus filhos porão as suas mãos sobre a cabeça do carneiro,
E imolarás o carneiro, e tomarás o seu sangue, e o espalharás sobre o altar ao redor;
E partirás o carneiro por suas partes, e lavarás as suas entranhas e as suas pernas, e as porás sobre as suas partes e sobre a sua cabeça.
Assim queimarás todo o carneiro sobre o altar; é um holocausto para o SENHOR, cheiro suave; uma oferta queimada ao SENHOR.
Depois tomarás o outro carneiro, e Arão e seus filhos porão as suas mãos sobre a sua cabeça;
E imolarás o carneiro e tomarás do seu sangue, e o porás sobre a ponta da orelha direita de Arão, e sobre as pontas das orelhas direitas de seus filhos, como também sobre os dedos polegares das suas mãos direitas, e sobre os dedos polegares dos seus pés direitos; e o restante do sangue espalharás sobre o altar ao redor;
Então tomarás do sangue, que estará sobre o altar, e do azeite da unção, e o espargirás sobre Arão e sobre as suas vestes, e sobre seus filhos, e sobre as vestes de seus filhos com ele; para que ele seja santificado, e as suas vestes, também seus filhos, e as vestes de seus filhos com ele.
Depois tomarás do carneiro a gordura, e a cauda, e a gordura que cobre as entranhas, e o redenho do fígado, e ambos os rins com a gordura que houver neles, e o ombro direito, porque é carneiro das consagrações;
E um pão, e um bolo de pão azeitado, e um coscorão do cesto dos pães ázimos que estão diante do SENHOR.
E tudo porás nas mãos de Arão, e nas mãos de seus filhos; e com movimento oferecerás perante o SENHOR.
Depois o tomarás das suas mãos e o queimarás no altar sobre o holocausto por cheiro suave perante o SENHOR; é oferta queimada ao SENHOR.
E tomarás o peito do carneiro das consagrações, que é de Arão, e com movimento oferecerás perante o SENHOR; e isto será a tua porção.
E santificarás o peito da oferta de movimento e o ombro da oferta alçada, que foi movido e alçado do carneiro das consagrações, que for de Arão e de seus filhos.
E será para Arão e para seus filhos por estatuto perpétuo dos filhos de Israel, porque é oferta alçada; e a oferta alçada será dos filhos de Israel, dos seus sacrifícios pacíficos; a sua oferta alçada será para o SENHOR.
E as vestes sagradas, que são de Arão, serão de seus filhos depois dele, para serem ungidos com elas para serem consagrados com elas.
Sete dias as vestirá aquele que de seus filhos for sacerdote em seu lugar, quando entrar na tenda da congregação para ministrar no santuário.
E tomarás o carneiro das consagrações e cozerás a sua carne no lugar santo;
E Arão e seus filhos comerão a carne deste carneiro, e o pão que está no cesto, à porta da tenda da congregação.
E comerão as coisas com que for feita expiação, para consagrá-los, e para santificá-los; mas o estranho delas não comerá, porque são santas.
E se sobejar alguma coisa da carne das consagrações ou do pão até pela manhã, o que sobejar queimarás com fogo; não se comerá, porque é santo.
Assim, pois, farás a Arão e a seus filhos conforme a tudo o que eu te tenho ordenado; por sete dias os consagrarás.
Também cada dia prepararás um novilho por sacrifício pelo pecado para as expiações, e purificarás o altar, fazendo expiação sobre ele; e o ungirás para santificá-lo.
Sete dias farás expiação pelo altar, e o santificarás; e o altar será santíssimo; tudo o que tocar o altar será santo.
Isto, pois, é o que oferecereis sobre o altar: dois cordeiros de um ano, cada dia, continuamente.
Um cordeiro oferecerás pela manhã, e o outro cordeiro oferecerás à tarde.
Com um cordeiro a décima parte de flor de farinha, misturada com a quarta parte de um him de azeite batido, e para libação a quarta parte de um him de vinho,
E o outro cordeiro oferecerás à tarde, e com ele farás como com a oferta da manhã, e conforme à sua libação, por cheiro suave; oferta queimada é ao SENHOR.
Este será o holocausto continuo por vossas gerações, à porta da tenda da congregação, perante o SENHOR, onde vos encontrarei, para falar contigo ali.
E ali virei aos filhos de Israel, para que por minha glória sejam santificados.
E santificarei a tenda da congregação e o altar; também santificarei a Arão e seus filhos, para que me administrem o sacerdócio.
E habitarei no meio dos filhos de Israel, e lhes serei o seu Deus,

Abraão e Isaque, o cordeiro do Holocausto


Gênesis 22:6-8


E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos.
Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?
E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.



Altar nas religiões

Gostaria de adicionar estas imagens para que a imagem do que é um altar fique em nosso consciente, e possamos entender através delas a beleza da fé, independente do credo, cor, naturalidade...
Muitos dos elementos se cruzam!



Altar Wicca

 Altar Wicca, báculo (bastão mágico, pentagrama, taça de vinho branco para a mãe (Deusa Terra e Lua), e taça de vinho tinto para o deus pai (Sol). Uma vela branca para o deus Sol e uma vela preta para a deusa lua (luz da noite), caldeirão simbolizando o útero da mãe terra, adaga para proteção, incenso, pós, essências...







Altar Maçonaria

Altar na Maçonaria, as velas em sentido triangular, as escrituras sagradas, o esquadro e o compasso sobre as escrituras.






Altar Rosacruz Shekinah
É onde se encontram a rosacruz, três velas de forma triangular.
Simbolizando LUZ, VIDA E AMOR cada chama.



"Ao centro, vemos o Quinto Ponto da Loja, o lugar onde todas as linhas se cruzam, o altar triangular denominado Shekinah (a Rosa da Cruz), onde brilham as três chamas, sempre mantidas acesas pelas vestais do Templo, e que maravilhosamente simbolizam as pontas do Sagrado Triângulo Rosacruz - LUZ, VIDA e AMOR." (http://www.dominiosfantasticos.xpg.com.br/id200.htm)






Altar Pagão 

Na foto um ritual de solstício, onde ainda atualmete fazem oferendas no altar de pedra, como era feito pelos antigos druídas, celtas, incas e maias.
(Fonte: http://betoquintas.blogspot.com/2009/06/solsticio-nos-templos-do-sol.html )




 Altar Hindu 

Onde se cultuam os deuses hindus Ganesha, Vishnu, Shiva..
Oferecem aos deuses e ancestrais da família frutas, velas, água, flores...






Altar budista Tibetano

Não é um lugar de sacrifício, mas de meditação, onde se colocam velas, água para beber e água para se lavar, incensos, a imagem de Buda, frutas, a foto da estupa (construção funerária), e sutra (os escritos canônicos dos monges).






O Congá - O Altar na Umbanda

Pai Oxalá que é dono da gira
Abre as cortinas deste congá.
Afirma, meu pai ,afirma
Afirma nas correntes do mar.


ogumeiemanja.blogspot.com
Esta introdução nos permitiu viajar através de alguns tipos de altares, e por fim falarmos do assunto principal, o Congá. Imã de vibrações positivas, fixador energético, ponto de fixação... São as definições do Congá bem comuns atualmente.Mas o que o moço pretende dizer de novo? O respeito!

Vimos como levaram anos para que se chegasse a este tipo de altar, onde Buda, Oxalá, Jesus Cristo e imagens de deuses hindus podem ser adorados e no mesmo Congá vemos images de índios, escravos, crianças, figas europeias, cristais, marinheiros, trabalhadores rurais tocadores de gado, sereias europeias, iaras do folclore...
O que é isso? Mistura? Sincretismo? Não!
O caboclo das Sete Encruzilhadas responde assim:

"-Umbanda é a incorporação do espírito para a caridade!"


Um texto do livro Segredos Magia de Umbanda e Quimbanda - W.W. Matta e Silva sobre a firmeza do Congá:
http://confraria.da.luz.sites.uol.com.br/fotos.htm

"Deve se compenetrar de que o assentamento de “congá” exige, logo de principio, a respectiva
imantação, pois o “congá” com suas imagens e seus objetos de fixação mágica ou astro-magnética é o principal ponto de apoio objetivo, direto,geral, dos filhos-de-fé e de todos que por ali vão em busca de alguma coisa de ordem moral, espiritual ou humana propriamente dita...O “congá” é, portanto, uma das mais fortes ligações para os movimentos das forças mágicas, mediúnicas, astrais etc.; é o elo comum para que as entidades apliquem as ligações astro-magnéticas, pela magia sugestiva, provindas das correntes mentais que nele se apoiam, quando os crentes vibram nele, ou atravésdele, para tal ou qual “santo ou orixá”, pela fixação mental sobre tal ou qual imagem ou estátua."


Fundamentos dos astros no Congá
Fonte: templomorumby.org.br
Os astros interferem no dia da consagração, limpeza e energização do Altar. O ponto cardeal onde se assenta o Congá é sempre de frente para o Leste, o sol, e de costas para o oeste (a morte e os ancestrais), também eram assim as entradas das pirâmides no Egito, as lojas Maçônicas e templos Rosacruzes, para que fossem abertos somente duas vezes ao ano no solstício de verão e no solstício de inverno, para receberem a luz pura e direta do sol, visto que nestas datas o sol atinge o seu ápice e não há trevas intermediárias para interferirem na iluminação.

 Os Sete astros sagrados são representados através das firmezas e das sete linhas. Exemplificando... No mínimo devemos ter no Congá de Umbanda as seguintes representações:

umbandacem.blospot.com 
Sol - Oxalá - Cristo
Lua - Iyemanjá e Exu - Maria e Santo Antônio
Marte - Ogún, Oyá  - São Jorge, Santa Bárbara
Mercúrio - Sangó - São Jerônimo
Júpiter - Òxóòsì - São Sebastião
Vênus - Osún e Ibeji - Nossa Srª da Conceição e São Cosme e Damião
Saturno - Obaluwaiyé - São Lázaro e Sant'Ana

Temos um Congá com as imagens que no sincretismo simbolizam os sete Orixás, das sete linhas de Umbanda.

Sete copos fundamentam estes planetas com os seus materiais sagrados:

SOL - Um copo com quartzo cristal, uma âmbar e um pedaço de ouro
LUA - Um copo com conchas, búzios, uma opala, água marinha ou quartzo cristal e um pedaço de prata
MARTE - Um copo com imã, hematita, ágata azul escuro e vermelha, rubi ou granada e um pedaço de ferro
MERCÚRIO - Um copo com pedras pequenas, ágata vermelha ou marrom ou pedra jaspe, um pedaço de latão ou gota de azougue
JÚPITER - Um com pedra turquesa, quartzo verde, fava de noz moscada e um pedaço de Estanho
VÊNUS - Um copo com Lápis-lázuli, quartzo verde, muito quartzo rosa e um pedaço de cobre
SATURNO - Um copo com ônix, ágata roxa, e um pedaço de chumbo.

Terreiro Pai Maneco
Atrás da entrada do terreiro sempre ter uma tigela, panela de ferro ou de barro com sal grosso verdadeiro, uma cabeça de alho roxo, um pedaço de enxofre e chumbo. Pode ser onde a pessoa pisa embaixo da entrada.
Riscar o ponto do seu preto velho ou exu de esquerda com pemba branca e cominho, cantar o ponto do guia da porteira, acender uma vela branca e uma preta. Assoprar este ponto imantado na entrada e sobre a firmeza.
É positivo que os rituais de pólvora sejam feitos por sobre esta firmeza.

Embaixo do Congá sempre há a firmeza do guia chefe do terreiro (caboclo, ogum, boiadeiro, preto velho, cigano). No mínimo uma tábua ou pedra de mármore com o ponto riscado, um quartzo cristal, uma pedra de âmbar, um copo com água, uma vela, a imagem lavada com essência de sândalo, e um pedaço de ouro.

Do lado esquerdo do Congá estão as divindades femininas, do lado direito as entidades masculinas. No meio são as representações e oferendas:
Vela - Elemento Fogo
Incenso - Elemento Ar
Taça com água - Elemento Água
Terra - Um cristal, ou pedra de cachoeira

Oferenda ao Cristo para a firmeza do Congá

Na frente do Cristo se coloca um quartzo cristal polido em forma triangular para enviar energias, um taça com vinho branco sangue do cristo e Deus no aspecto masculino, e uma taça com vinho tinto para a Deusa.
Nas datas festivas podem ser oferecidos no altar, o pão, o peixe e o azeite doce. Estes símbolos são utilizados desde o MITRAÍSMO ANTIGO!


Posteriormente o assentamento no meio do terreiro, e os quatro cantos do terreiro com seus quatro arcanjos e quatro òrìsà.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exu Das Sete Catacumbas

Exu Das Sete Catacumbas O Exu das Sete Catacumbas é ligado aos mistérios do cemitério, das trevas, magia e necromancia. É um mago que atua protegendo e rondando os cemitérios para que haja paz e ordem entre os trabalhos, feitiços, rituais nos lugares santos. É um guardião que ronda de cova em cova os cemitérios. Atua diretamente sob o comando de Obaluwaiyê, Iyá Onilé (mãe terra) e elemento terra para que haja uma harmonia entre os corpos que se desfazem, a energia do apego material que fica nos ossos, as “almas” desencarnadas e encarnadas que rondam este ambiente, as oferendas que são depositadas e os carregos que são levados para serem transformados lá. Há todo um trabalho em conjunto para que a harmonia possa reinar entre os vivos, os mortos e as energias que nossa vã filosofia não sonha existir. Não há feitiço que este amigo não possa desfazer, dependendo somente do merecimento e dignidade do médium! Oferenda ao Exu das Sete Catacumbas para positivar

Exu Lúcifer na Umbanda

Os mistérios de Lúcifer, a grande Luz e os seres de outros planetas, a ligação com Egito, índia, pirâmides Maias...  O primeiro Lúcifer que existiu com este nome não encarnou nesta esfera, era um mestre cósmico vindo do conselho da Grande Fraternidade Branca do sistema solar de Sírius. Por isto o portador da Luz em grego (LVX FERRVS Ferrus = Portador e Lucis = Luz).  Os espíritos que atualmente trabalham na Lei de Umbanda sob o nome de Exu Lúcifer em nada se assemelham ao Demônio criado na demonologia oriunda do cristianismo e tradições hebraicas. Ora se “os símbolos de uma religião só assustam os que neles acreditam”*, se jogarem milho de canjica cozida na cabeça de um iniciado no candomblé o médium incorporará na hora, mas se jogarmos a mesma canjica em médiuns umbandistas ou da doutrina espírita nada acontecerá... Por que não acreditam naquele símbolo. Da mesma forma acontece com Lúcifer que é um nome utilizado pelos espíritos desta falange para trabalho. O no

Cabocla Jurema, fundamento e oferendas.

A Cabocla Jurema é uma das caboclas mais famosas na Umbanda e uma das primeiras a serem incorporadas na nova fase da Umbanda após a organização dos Espíritos Brasileiros através do Caboclo das Sete Encruzilhadas. A raiz do seu culto vêm da pajelança indígena, que foi passada para os Juremeiros, os catimbozeiros, encantadores e outros Mestres dos cultos brasileiros que têm origem e predominam no Nordeste do Brasil. É uma entidade que antes da Umbanda já atuava em p essoas com sensibilidade espiritual antes destes cultos citados acima, pois acredita-se que a Árvore da Jurema Sagrada sempre teve sua guardiã, e Mestra no plano físico, onde a árvore era apenas um portal para o Plano Superior e os reinos da Jurema (Reinos espirituais divididos em Sete Reinos para uns e Doze Reinos para outros). Seja como for, temos uma analogia clara às Sete Linhas de Umbanda, como planos vibratórios, cidades espirituais ou moradas espirituais onde cada Mestre, Entidade, Guia e Falangeiro são morador