quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Exu Meia Noite

O Exu Meia Noite na Umbanda, Pontos de Exu Meia Noite, Oferendas ao Exu Meia Noite e Assentamento do Exu Meia Noite com suas Magias.


O Exu Meia Noite


É um guardião dos portais entre os mundos. Comanda junto com Exu Sete Porteiras os portais astrais de onde vêm e para onde se encaminham os espíritos. Como todos sabem o dia neste planeta é contado pelo nascer e deitar do sol, e dividimos este período em 24 horas, com as quatro grandes horas principais, a saber: 06 horas elemento fogo, 12 horas elemento ar, 18 horas elemento água e 0h elemento terra. Cada período possui uma energia própria e espíritos que auxiliam no seu desenvolvimento. Também temos as horas em si que muitos calculam ter uma influência de anjos e arcanjos. Na realidade não existe um tempo para Deus, pois o Grande Arquiteto se faz presente em todas as galáxias e planetas independente do nosso horário na terra, o que existem são ciclos para nós humanos, como toda festa existe um início, um meio e um fim. Estes portais entre os planos de vibração devem ser abertos para que haja uma ordem energética para todos os seres vivos. As falanges do Exu das Sete porteiras e o Exu Meia noite atuam nestes portais entre os planos não só dos encarnados e desencarnados, como os planos de evolução das mônadas, o plano físico, o plano mental, o plano astral, o plano espiritual, o plano cósmico, as esferas divinas...

Dizem os iorubás que existem nove planos que Oyá comanda, talvez sejam os nove portais entre estes planos que são guardados por estes senhores.

Meia Noite em seus médiuns é um grande amigo e protetor, ganhou a fama de feiticeiro pois conhece os mistérios dos mundos, e conhece também a missão dos espíritos encarnados nesta terra, além dos desencarnados, por isto sabe manipular a energia, folhas, passes, sons místicos, palavras secretas e pontos sagrados.
Possui uma espada como símbolo honorífico de um grande guerreiro que protege, encaminha, “solta e prende” os espíritos desencarnados.

Também é chamado de Exu da Hora Grande.

À meia noite ele abre as portas do mundo físico e mundo espiritual, para que os mundos se comuniquem livremente. Também nas grandes horas há uma grande manipulação de energia onde o Meia Noite se faz presente com a sua capa. Nas aberturas das giras de Umbanda é este exu quem faz o papel de abrir a porta do mundos dos espíritos para o trabalho, e fecha no final da gira para encaminhar os espíritos que foram curados. Ou seja em qualquer templo religioso é o Meia Noite como mago que abre os portais astrais.

Trabalha sob o comando do Orixá Exu que é o senhor do axé, a energia vital, o Orixá mensageiro que traz e leva a mensagem dos deuses. Também é ligado ao Orixá Ogun, Ode, Oyá.

Também guarda os portais para quando as pessoas vão se projetar psiquicamente conscientemente ou inconscientemente (durante o sono).

Oferenda ao Exu Meia Noite para atrair energias positivas

À meia noite acender uma vela, e arriar uma farofa de gim ou vodca, colocar frutas que você goste picadas por cima e enfeitar com folhas de crista-de-galo. Acender um cigarro ou charuto. Pegue um espelho novo e se olhe nele fazendo os seus pedidos ao Exu. Deixe tudo no meio da porta de um igreja católica com nove moedas correntes em volta.

Assentamento do Exu Meia Noite
Um espelho (portal)
Um pedaço de carvão vegetal (simboliza o elemento fogo e as 6h)
Uma pemba branca (simboliza o elemento ar e 12h)
Uma pena de coruja (animal noturno, simboliza a magia e o plano mental)
Um olho de peixe (simboliza o elemento ar, o plano astral emocional e as 18h)
Um pouco de pelo de preá, cabrito, coelho ou pedaço de tatu (simboliza o reino material e prosperidade, elemento terra e 0h)
Um punhal ou espada em miniatura
Erva de crista-de-galo (simboliza o elemento axé)
Quartzo cristal (contém todas as cores e vibrações)
Uma chave de cobre
Ouro, prata, cobre, estanho, chumbo, ferro, latão

Pontos de Exu Meia Noite

Meia Noite auê meia noite
Meia noite auê Meia Noite
Meia noite, o galo canta,
meia noite o bode berra.
Meia noite, seu Meia Noite
na porta do cemitério

Olha deu meia noite o sereno cai
cai, cai, o sereno cai
Com Exu Meia Noite o sereno cai
cai, cai, o sereno cai.


Salve o Exu Meia Noite!

Nenhum comentário:

Comentários, dicas e sugestões

Recomendamos:

  • Umbanda, paz, liberdade e cura - Zeca Ligiéro e Dandara
  • O Caballion - Hermes Trimegistus
  • Provérbios - Rei Salomão
  • As senhoras do pássaro da noite - Piérre Verger
  • Orun Aiyé - José Beniste

Escolas de mistério

Escolas de mistério
Abra as portas da sabedoria

Música para raciocínio