Pular para o conteúdo principal

Exu Meia Noite

O Exu Meia Noite na Umbanda, Pontos de Exu Meia Noite, Oferendas ao Exu Meia Noite e Assentamento do Exu Meia Noite com suas Magias.


O Exu Meia Noite


É um guardião dos portais entre os mundos. Comanda junto com Exu Sete Porteiras os portais astrais de onde vêm e para onde se encaminham os espíritos. Como todos sabem o dia neste planeta é contado pelo nascer e deitar do sol, e dividimos este período em 24 horas, com as quatro grandes horas principais, a saber: 06 horas elemento fogo, 12 horas elemento ar, 18 horas elemento água e 0h elemento terra. Cada período possui uma energia própria e espíritos que auxiliam no seu desenvolvimento. Também temos as horas em si que muitos calculam ter uma influência de anjos e arcanjos. Na realidade não existe um tempo para Deus, pois o Grande Arquiteto se faz presente em todas as galáxias e planetas independente do nosso horário na terra, o que existem são ciclos para nós humanos, como toda festa existe um início, um meio e um fim. Estes portais entre os planos de vibração devem ser abertos para que haja uma ordem energética para todos os seres vivos. As falanges do Exu das Sete porteiras e o Exu Meia noite atuam nestes portais entre os planos não só dos encarnados e desencarnados, como os planos de evolução das mônadas, o plano físico, o plano mental, o plano astral, o plano espiritual, o plano cósmico, as esferas divinas...

Dizem os iorubás que existem nove planos que Oyá comanda, talvez sejam os nove portais entre estes planos que são guardados por estes senhores.

Meia Noite em seus médiuns é um grande amigo e protetor, ganhou a fama de feiticeiro pois conhece os mistérios dos mundos, e conhece também a missão dos espíritos encarnados nesta terra, além dos desencarnados, por isto sabe manipular a energia, folhas, passes, sons místicos, palavras secretas e pontos sagrados.
Possui uma espada como símbolo honorífico de um grande guerreiro que protege, encaminha, “solta e prende” os espíritos desencarnados.

Também é chamado de Exu da Hora Grande.

À meia noite ele abre as portas do mundo físico e mundo espiritual, para que os mundos se comuniquem livremente. Também nas grandes horas há uma grande manipulação de energia onde o Meia Noite se faz presente com a sua capa. Nas aberturas das giras de Umbanda é este exu quem faz o papel de abrir a porta do mundos dos espíritos para o trabalho, e fecha no final da gira para encaminhar os espíritos que foram curados. Ou seja em qualquer templo religioso é o Meia Noite como mago que abre os portais astrais.

Trabalha sob o comando do Orixá Exu que é o senhor do axé, a energia vital, o Orixá mensageiro que traz e leva a mensagem dos deuses. Também é ligado ao Orixá Ogun, Ode, Oyá.

Também guarda os portais para quando as pessoas vão se projetar psiquicamente conscientemente ou inconscientemente (durante o sono).

Oferenda ao Exu Meia Noite para atrair energias positivas

À meia noite acender uma vela, e arriar uma farofa de gim ou vodca, colocar frutas que você goste picadas por cima e enfeitar com folhas de crista-de-galo. Acender um cigarro ou charuto. Pegue um espelho novo e se olhe nele fazendo os seus pedidos ao Exu. Deixe tudo no meio da porta de um igreja católica com nove moedas correntes em volta.

Assentamento do Exu Meia Noite
Um espelho (portal)
Um pedaço de carvão vegetal (simboliza o elemento fogo e as 6h)
Uma pemba branca (simboliza o elemento ar e 12h)
Uma pena de coruja (animal noturno, simboliza a magia e o plano mental)
Um olho de peixe (simboliza o elemento ar, o plano astral emocional e as 18h)
Um pouco de pelo de preá, cabrito, coelho ou pedaço de tatu (simboliza o reino material e prosperidade, elemento terra e 0h)
Um punhal ou espada em miniatura
Erva de crista-de-galo (simboliza o elemento axé)
Quartzo cristal (contém todas as cores e vibrações)
Uma chave de cobre
Ouro, prata, cobre, estanho, chumbo, ferro, latão

Pontos de Exu Meia Noite

Meia Noite auê meia noite
Meia noite auê Meia Noite
Meia noite, o galo canta,
meia noite o bode berra.
Meia noite, seu Meia Noite
na porta do cemitério

Olha deu meia noite o sereno cai
cai, cai, o sereno cai
Com Exu Meia Noite o sereno cai
cai, cai, o sereno cai.


Salve o Exu Meia Noite!

Comentários

Alex d'bara disse…
Adorei saber mais um pouco da história do meu exu seu meia noite, trabalho com ele e amo de paixão, não só ele mas todos os meus guias! Obrigado sempre pelas informações e muito asé!!!!
Unknown disse…
No livro de Rubens Saraceni ele conta a história de Exu da Meia Noite e também fala de Exu Caveira; Não consigo saber se são dois Exus ou se ambos são o mesmo: Exu Caveira e Exu Meia Noite.

Postagens mais visitadas deste blog

Exu Das Sete Catacumbas

Exu Das Sete Catacumbas O Exu das Sete Catacumbas é ligado aos mistérios do cemitério, das trevas, magia e necromancia. É um mago que atua protegendo e rondando os cemitérios para que haja paz e ordem entre os trabalhos, feitiços, rituais nos lugares santos. É um guardião que ronda de cova em cova os cemitérios. Atua diretamente sob o comando de Obaluwaiyê, Iyá Onilé (mãe terra) e elemento terra para que haja uma harmonia entre os corpos que se desfazem, a energia do apego material que fica nos ossos, as “almas” desencarnadas e encarnadas que rondam este ambiente, as oferendas que são depositadas e os carregos que são levados para serem transformados lá. Há todo um trabalho em conjunto para que a harmonia possa reinar entre os vivos, os mortos e as energias que nossa vã filosofia não sonha existir. Não há feitiço que este amigo não possa desfazer, dependendo somente do merecimento e dignidade do médium! Oferenda ao Exu das Sete Catacumbas para positivar

Exu Lúcifer na Umbanda

Os mistérios de Lúcifer, a grande Luz e os seres de outros planetas, a ligação com Egito, índia, pirâmides Maias...  O primeiro Lúcifer que existiu com este nome não encarnou nesta esfera, era um mestre cósmico vindo do conselho da Grande Fraternidade Branca do sistema solar de Sírius. Por isto o portador da Luz em grego (LVX FERRVS Ferrus = Portador e Lucis = Luz).  Os espíritos que atualmente trabalham na Lei de Umbanda sob o nome de Exu Lúcifer em nada se assemelham ao Demônio criado na demonologia oriunda do cristianismo e tradições hebraicas. Ora se “os símbolos de uma religião só assustam os que neles acreditam”*, se jogarem milho de canjica cozida na cabeça de um iniciado no candomblé o médium incorporará na hora, mas se jogarmos a mesma canjica em médiuns umbandistas ou da doutrina espírita nada acontecerá... Por que não acreditam naquele símbolo. Da mesma forma acontece com Lúcifer que é um nome utilizado pelos espíritos desta falange para trabalho. O no

Cabocla Jurema, fundamento e oferendas.

A Cabocla Jurema é uma das caboclas mais famosas na Umbanda e uma das primeiras a serem incorporadas na nova fase da Umbanda após a organização dos Espíritos Brasileiros através do Caboclo das Sete Encruzilhadas. A raiz do seu culto vêm da pajelança indígena, que foi passada para os Juremeiros, os catimbozeiros, encantadores e outros Mestres dos cultos brasileiros que têm origem e predominam no Nordeste do Brasil. É uma entidade que antes da Umbanda já atuava em p essoas com sensibilidade espiritual antes destes cultos citados acima, pois acredita-se que a Árvore da Jurema Sagrada sempre teve sua guardiã, e Mestra no plano físico, onde a árvore era apenas um portal para o Plano Superior e os reinos da Jurema (Reinos espirituais divididos em Sete Reinos para uns e Doze Reinos para outros). Seja como for, temos uma analogia clara às Sete Linhas de Umbanda, como planos vibratórios, cidades espirituais ou moradas espirituais onde cada Mestre, Entidade, Guia e Falangeiro são morador