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Erinlé, Ibualama e Otyn



Erinlé e Ibualama



Òrìsà do rio Erinlé na África, é um òrìsà pescador e caçador.
É sincretizado em Cuba com o Arcanjo Rafael.

Òrìsà masculino que se difere por ser ligado às águas, caso raro encontrado também em osumare. É considerado o mais belo dos caçadores, e às vezes andrógino. Este òrìsà nasce no Odu de Okanran Ogbe (okaranlobe ou Okanasode). Erinlé é a força da natureza das águas no polo masculino. Nos mitos africanos ele seria casado com Abatan, sendo ele considerado médico e ela enfermeira, e seu culto antecede ao òrìsà Òsányìn.

Seu culto na África era realizado nas aldeias ao redor do rio erinlé, na cidade de Ìlobùú próximo ao estado de Osogbo. É um culto anterior ao culto do òrìsà osónyin, é tão antigo pois segundo as lendas este òrìsà teria vindo no grupo dos dezesseis caçadores junto de oduduá para povoar a África. Sempre se apresentou como uma divindade muito rica, ornando búzios, corais, plumagens e etc. Pois representam o mais próspero que há nos frutos da caça e da pesca. O local de representação desta energia é o encontro das águas doces com a salgada.

No Brasil se tornou mais uma qualidade de Òsóòsí, às vezes mais um Ode. Mas é um Òrìsà com culto particular. A suas lendas dizem que ele se transformou em peixe, seu maior símbolo é o pássaro (pombol eiyélé). Seus mitos o ligam a Òsun e Iyemanjá, sendo que a última teria cortado sua língua e por isso fala por ele.

Erinlé possui um título chamado Ibualama, o nome que ele recebe quando no fundo do rio (nas águas profundas).

As cores do seus ilèkè são azul pavão e preto intercalados(segundo o iton do odu Ogbeyonu).

Suas oferendas são o peixe assado em folhas de bananeira, acará assado, bananas, dendê, milho, feijão fradinho cozido.

Alguns elementos de sua representação, visto que somente orunmilá pode indicar:
Um pote (porrão) de água doce
Alguidar
Otá
Tabatinga de rio
Ferro com o seu símbolo òpá òrèrè que é um cajado com círculo dezesseis pombas e na haste central outra pomba maior.
Pedra turquesa
Corais
Búzios
Ao seu lado é colocada a representação da sua esposa Abatan.
Igba Abatan e Erinle em Cuba

Seus animais são os peixes de água salgada, galos (seu bicho favorito).

Suas cores são o azul real e preto, intercalados. Também vi contas de corais azuis real, verde e branco utilizados por seus sacerdotes.

Suas bebidas são a água mineral, água de coco e gim.

Os caboclos de Erinlé se apresentam mais ligados ao elemento água, como Jaguar, Caboclo do rio, Sete Riachos, Águas claras, Água azul.

Erinlè Aganna Agbo 
Eni j e Nimo Ògúnjùbí 
Ògúngb o lu um bá è r ò Ode Kobaye 
Oyo gori Ilú 
Oloyè nla 
Arodòdó s e ìgbànú e s no 
GII Gbogbo gbárijo, 
Won fi Iroko si baba Ninu oko 
Gbogbo ile gbárijo, 
Won fi Okítì s e baba Ninu oko 
Gbogbo odo kékéké ti NBE Ninu igbó 
Ajagusi ganhou gbárijo, 
Won fi Erinl è joba Ninu omi. 
Babá mi lo I'ókun, Okun dake 
O'nlo l'Osa, Osa mi titi Ò y ó -olá nlo l ' Okun, Okun mi lègbelègbe omi olólá


Erinl è Aganna do carneiro 
Alguém que come sabe o que ele comeu, 
Se você deseja contar com a sua linhagem é melhor confiar em Ogun, 
Ogun aceita o senhor que acompanha os peregrinos a Ode Kobaye, 
Oyo o mais alto de todas as cidades, 
O chefe mais importante, 
quem usa um pano vermelho para envolver em torno de seu cavalo. 
Todas as árvores montar e fazer Iroko pai na floresta, 
Todas as terras montar e fazer Mound pai na floresta, 
todos os pequenos riachos da floresta de montar Ajagusi , 
E fazer Erinl è rei dentro de água. 
Meu pai está indo sobre o mar, o mar permanece em silêncio, 
Ele vai na lagoa, a lagoa treme profundamente 
Oyo-is-Honor vai sobre o mar, o mar é brilhante em movimento , 
A água do senhor que é digno de respeito.


Otyn


Otin é uma divindade feminina filha de Erinlé, segundo algumas lendas, ainda não pode ser totalmente afirmado devido que seu culto é de difícil localização, as suas lendas contam da ligação com Òsóòsí que a ensinou a caçar, ela carrega uma lança e nasceu com três peitos, por vergonha desta formação se afastou das demais divindades. Teria se aproximado somente do senhor da caça. Alguns autores a ligam a Iyemanjá, Ósun e Ogún. É representada por uma enguia. As figuras que mais se assemelham a esta divindade são as caboclas da mata e dos rios.

É uma amazona, uma Ìyàmi, que pertence a egrégora dos caçadores. Também representa a coletividade espiritual feminina na caça e feitiçaria.

A representação de Otyn é feita como da maioria dos Ode.

Pote de barro
Água
Otá de mato e água
Chifres de caça

Seus animais constituem de:
Fogo: Cabrito, veado, carneiro.
Ar: faisões, patos, frangos, gansos.
Terra: porca, leitoa, tatu.
Água: peixes.


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