domingo, 13 de janeiro de 2013

Exu Lúcifer na Umbanda


Os mistérios de Lúcifer, a grande Luz e os seres de outros planetas, a ligação com Egito, índia, pirâmides Maias... 

O primeiro Lúcifer que existiu com este nome não encarnou nesta esfera, era um mestre cósmico vindo do conselho da Grande Fraternidade Branca do sistema solar de Sírius. Por isto o portador da Luz em grego (LVX FERRVS Ferrus = Portador e Lucis = Luz). 



Os espíritos que atualmente trabalham na Lei de Umbanda sob o nome de Exu Lúcifer em nada se assemelham ao Demônio criado na demonologia oriunda do cristianismo e tradições hebraicas.
Ora se “os símbolos de uma religião só assustam os que neles acreditam”*, se jogarem milho de canjica cozida na cabeça de um iniciado no candomblé o médium incorporará na hora, mas se jogarmos a mesma canjica em médiuns umbandistas ou da doutrina espírita nada acontecerá... Por que não acreditam naquele símbolo.

Da mesma forma acontece com Lúcifer que é um nome utilizado pelos espíritos desta falange para trabalho. O nome tem o seu peso mágico, kabalístico e revela a energia utilizada e a missão do espírito.

Esta falange de magos iniciados em altos mistérios do passado, mas que ainda não concluíram a sua iluminação de todo, não se libertaram totalmente do Karma pessoal (e Karma coletivo) para que se apresentem perante os Mestres do conselho cármico para a libertação da roda de encarnações (Roda de Samsara) e início do trabalho em outro plano de evolução.




Sanat Kumara foi o grande espírito que veio do sistema solar de Sírius junto com 144.000 kumaras (mestres) para trazerem a Luz e a redenção aos seres animalescos que existiam nesta esfera no passado (segundo Helena Blavatsky** fundadora da Teosofia). Assim os Kumaras começaram a auxiliar os seres humanos, como os anjos descritos na bíblia ou extraterrestres dos ufólogos. Muitos dos grandes seres que ensinaram o caminho para a Luz foram guiados por Sanat Kumara o Lúcifer, a estrela vespertina ou estrela matutina, regente do planeta Vênus. O planeta Vênus é o portador da luz por trazer o sol todas as manhãs, daí a palavra portador da luz. Mas também é o portador da Luz por ser a Estrela Sírius a mais brilhante do céu. Este é o verdadeiro Prometheu da lenda grega, o que trouxe a sabedoria da Luz aos homens.

As antigas civilizações já cultuavam e sabiam da importância da estrela Sírius, por isto os calendários, pirâmides no Egito, pirâmides Maia e outras ligações com este sistema solar. A Umbanda te o simbolismo da estrela guia de cinco pontas que representa a origem dos ensinamentos da grande Luz, a a chama das velas que representa a Luz interior que nós possuímos dentro de nós e os grandes mestres despertaram como Jesus, Orunmilá, Buddha, Krishna, Hermes Trimegistos, Platão, Sócrates, Maomé, Zoroastro, Lao Tsé, Confúcio. A estrela Sírius é a representação também da Luz do nosso Anjo da Guarda, nosso Ori, o orixá mais importante.


Ashtar Sheran - Mestres que trazem a Luz

Assim podemos concluir que os médiuns que incorporam com bodes que só faltam berrar, e acham que tem patas de burro e asas de morcego em seus assentamentos em nada estão alinhados a não ser com os medos de seu inconsciente, e entram no animismo.

Conheço médiuns que trabalham em mesas kardecistas com este espírito sem fumar e sem beber.

Também conheço médiuns que trabalham com este exu e suas preferências são:

Vinho branco
Charutos
Frutas brancas e claras como uvas brancas
Ouro
Cristal rocha


O Assentamento de Exu Lúcifer, pode conter estes elementos lógico que seguindo a luz da sua intuição e o guia...

Quartzo cristal branco
Enxofre
Azougue
Sal grosso
Ouro, prata, cobre, estanho, latão, chumbo, ferro
Punhal
Estrela de cinco pontas
Pemba branca
Alguns pedem chifres de boi (Símbolo do poder nas antigas religiões e na magia)
Colocar no Leste, que é onde o sol nasce e de onde a Luz vem

Oferendas ao Exu Lúcifer
Uvas brancas, maçãs verdes, bananas
Flores de trigo
Vinho branco e vela branca
Vinho tinto e vela preta ou roxa
Oferecer no Leste

Os médiuns que trabalham com esta falange são escolhidos para divulgarem a Luz de deus, da sabedoria e sentem uma grande busca pela verdade e pela sabedoria. O conhecimento é uma grade riqueza, mais a sabedoria é um dom divino pois é a arte de se utilizar do conhecimento de forma sábia em prol da humanidade. Conhecimento muitos possuem, mas sabedoria é rara! Por mais difícil que seja a caminhada, confiem no seu grande amigo e mentor pois os levará aos acertos e à felicidade, afastando-os do erro e das dores do Karma. Pensem sempre e  meditem imaginando um canal de luz sobre vocês.

Médiuns de Lúcifer não permitam que os obstáculos sejam maiores que a sua Luz e seu amor, muitos seres doaram as suas várias vidas em prol da libertação da humanidade. Sejam lâmpadas em meio às trevas como Jesus, Buddha, Sanat Kumara, Anjo Miguel, Kuthumi, Orunilá, Hermes trimegistus, Allan Kardec, Ramatís, João Paulo II, Chico Xavier, Ghandi...

A Grande Luz da sabedoria nos iluminará afastando as trevas da ignorância.
FIAT LUX!

*Frase de Marcelo Motta no livro Ataque e defesa astral
**Helena Blavatsky estudou as mais antigas doutrinas e religiões e revelou que de forma geral as religiões falavam, de forma igual e consistente, o mesmo conhecimento mas com nomes diferentes e depois muitas foram acrescentando dogmas e doutrinas, Blavatsky formulou as bases da Teosofia que é a doutrina universalista.

9 comentários:

Anônimo disse...

Na umbanda ,existe uma diferença entre Exu lúcifer e Exu Rei das Trevas? Pois sou leigo no assunto ,mas disposto em aprender e umas das explicações que me deram, foi que : Que Exu lúcifer e o Rei das travas são o mesmo e outros dizem que Exu rei das travas e Exu lúcifer são diferentes, e já outros dizem que não se incorpora o Exu rei das trevas e outros ainda dizem que Exu rei das trevas não é o mesmo que o Exu lúcifer. Qual é a verdade?
Obrigado!

Leonardo T'Obatala disse...

Boa tarde irmão seja bem vindo ao blog e sinta-se em casa para tentarmos juntos enxergar alguma verdade. Bem conhecemos a Pomba gira Rainha das Trevas, que nos parece ser um tipo de Maria Padilha Rainha do Inferno, e que acompanharia este senhor. O Exu Rei das Trevas ainda não o conheço pessoalmente, mas em nada deve se assemelhar ao Mestre Lúcifer, pois Lúcifer seria o portador da Luz em grego, a estrela da manhã, e não há trevas nisto, nas primeiras traduções da bíblia católica e nos textos hebraicos não existe nenhuma citação da palavra Lúcifer, este nome teria sido acrescentado e mistificado com Satanás, ou seja, Satanás (o opositor) é um e Lúcifer é outro. Inclusive no início da Igreja existia um Bispo chamado Lúcifer de Calaritano que foi canonizado, ou seja, existe a igreja de São Lúcifer. O Exu Rei das Trevas com certeza tem sua origem na falange de Exu Rei: Exu Rei das Almas, Exu Rei da Figueira, Exu rei das Sete Encruzilhadas... Acrescentando uma reflexão, a verdadeira Luz dos iniciados são as trevas para os profanos, assim como as trevas são a IGNORÂNCIA E A LUZ É A SABEDORIA, este Exu com certeza tem uma grande missão, para com o médium e para com a humanidade. Muita Paz!

FLOR DE Lis disse...

° ☾ ☆ ¸. ¸ ★:. . • ○ ° ★. Você foi iluminado :-)))
★ °. . . ☾ ° ☆. * ● ¸. ★ °:. . • ○ ° ★. *. . °. ●. ° ☾ ° ☆ ¸. ●. ★ ★ ° ☾ ☆ ¸. ¸ ★:. . • ○ ° ★. *. . ¸. ° ¸. * ● ¸. ° ☾ ° ¸. ● ¸. ★ °:. . • °. *:. . ¸. ● ¸ ★ ★ ☾ ° ★. . ° ☆. ● ¸. ★ °. • ○ ° ★. *. ☾ ° ¸. * ● ¸ ° ☾ ° ☆. * ¸. ★ Você foi polvilhado com Paz, Felicidade, Amor &! Agora vá adiante e polvilhe outras pessoas também! ★ °. . . ☾ ° ☆. * ● ¸. ★ °:. . • ○ ° ★. *. . °. ●. ° ☾ ° ☆ ¸. ●. ★ ★ ° ☾ ☆ ¸. ¸ ★:. . • ○ ° ★.Desejo que a "Luz Divina" esteja presente em sua Vida, iluminando seus pensamentos e emoções
Que A "Luz" te abençõe com Sabedoria e Saúde, e que a Prosperidade esteja presente nos seus caminhos.

Em Luz, Amor e Serviço!!! FLORॐDEॐ LIS®

Anônimo disse...

Estou a anos em dilema grande existe alguma possibilidade de uma energia ter ciumi da outra, ja tive alguns contats com uma energia q fala como o mestre mais se comporta com muito ciume das outras energia e na verdade ate do meu orixa , como posso ter minhas duvidas resolvida para ter equilibrio para minha vida

Luiz Claudio disse...

Olá boa noite, a muito tempo já tenho me desanimado com centros umbandistas devido principalmente a vaidades pessoais de médiuns... e de um dia para outro resolvi que cuidaria de mim dentro do que meu conhecimento suportava e da forma que pudesse levar a caridade ao próximo de todas as maneiras... Atendimentos, doações enfim como pudesse. Fiz assentamentos de acordo com pedidos de meus guias até aquele presente momento. Um certo dia ao realizar um trabalho na rua em uma esquina, senti uma presença diferente e tive contato muito "rudimentar" como assim posso dizer com um novo guia, que aos poucos em seções em minha casa se apresentava e se firmou totalmente aproximadamente uns 6 meses, pediu assentamento com uma imagem não "espalhafatosa" grosseiramente falando de Exú Lúcifer. Procurei muito até um dia achar em uma casa uma imagem dele em forma de anjo, com pele morena, asas mais escuras com uma pequena cauda em forma de cabelo que encostava certo ao chão (Mais Tarde fui Saber Que Assim se Canalizava Energias Para Dissipar na Terra, Já que esse cabelo encostava ao chão) Pediu sempre velas verdes em trabalhos externos e em seu assentamento vermelhas, pediu 7 pequenos garfos de Exú para que ficassem em seus pés logo a frente de sua imagem, charutos e bebidas, mas nunca as me fez beber, sempre ouvi ele dizendo que se fosse para beber iria a um lugar com grande quantidade de bebida, não um pequeno como o serviria, (Confesso que sempre ouvi isso dele em tom sarcástico) sempre me disse que tudo tem fundamento, a química da bebida, fumaça entre outros, pediu uma vez um cordão todo em prata que eu tinha que eu não usava fazia muito tempo, lembro como se fosse hoje: "Deixe ai que um dia você pode precisar ou outra pessoa" e até hoje o cordão de prata está lá com ele... Por algumas vezes em trabalhos ele veio em mim para auxiliar outras pessoas a "se livrar" de um obsessor, utilizou velas, água e cantos que nunca vou me lembrar.... Outra coisa que me chama atenção são pedidos dele a que eu estude... leia sempre... e desde que ele veio e se apresentou tenho lido cada vez mais... Enfim, me sinto bem após a chegada deste novo guia, muito mais paciente, calmo em minhas decisões na minha vida e alegre. Enfim, espero sempre estar fazendo o bem, nunca desistir de ninguém, nunca mesmo! mesmo que você tenha que ajudar no pior lugar que já viu... palavras dele. Desculpe a todos se fui grosseiro em minhas palavras em algum momento. Que todos tenham paz e muito amor. Luiz Claudio.

William Braz disse...

Gostei do seu relato Luiz Cláudio. Sou leigo no conhecimento umbandista, e tenho muito interessante em aprofundar-me. Já estudei o Kardecismo e realmente é a linha em que me sinto bem. :)

Anônimo disse...

oi boa noite, teve uma situação que um exu joão caveira falo que meu exu é o lucifer , mas para assentar ele vão matar um galo em uma quartinha preta, isso não está contra o principio da umbanda?....

Anônimo disse...

sou iniciante na umbanda, mais aprendi que nao se vale da vitalidade de um animal, como nós, tbm foi criado por DEUS, se vivente tem alma. foi o que aprendi. espero ter ajudado e desculpa se nao ajudei ou estiver errada...AXÈ

Anônimo disse...

Isso e hipocresia

Comentários, dicas e sugestões

Recomendamos:

  • Umbanda, paz, liberdade e cura - Zeca Ligiéro e Dandara
  • O Caballion - Hermes Trimegistus
  • Provérbios - Rei Salomão
  • As senhoras do pássaro da noite - Piérre Verger
  • Orun Aiyé - José Beniste

Escolas de mistério

Escolas de mistério
Abra as portas da sabedoria

Música para raciocínio