Pular para o conteúdo principal

São Miguel Arcanjo na Umbanda - Esoterismo

São Miguel Arcanjo o divino portador da balança de nossas almas é um arquétipo de Justiça na Lei de Umbanda.
Invocamos São Miguel através de pontos cantados e riscados, isso será assunto de outra postagem posterior. É sempre benéfico que para fechar um dos quatro cantos do terreiro tenhamos invocado a presença divina de São Miguel na Umbanda.
Hoje nos limitemos à sua função esotérica e simbolismo tão importante na Umbanda...
O guardião de nossos templos está munido da espada em sua mão direita apontada para o céu. A espada é um instrumento de vitória da Vontade interior em nós que ocorre quando nos armamos da força de nosso poder ativo (Mão direita) e direcionamos para os elevados ideais (simbolizado pelo céu).
A espada de Deus aponta o caminho que devemos percorrer, também nos remete à lembrança do poder da Justiça divina, que, como um trovão (espada elétrica vinda dos céus) cai sobre nós.
Em suas asas brancas percebemos a pureza e leveza necessárias na elevação de nossa mente para que como anjos retornemos à nossa natureza pura primária.
Na mão esquerda, lado do coração, pesa a balança do julgamento divino. Não existe melhor juiz que a nossa própria consciência - Alma, representada pelo nosso coração.
Colocar o coração na balança é uma alegoria simbólica desde o Egito Antigo, retratada no julgamento dos mortos (O julgamento de Osíris), onde o desencarnado é levado para colocar seu coração em um lado da balança  e do outro lado é colocada a Pena de MAAT - A Verdade. Se o coração (Alma - Consciência) for puro, e por consequência mais leve que a pena da Verdade, o morto ou iniciado, passará a planos mais elevados, entretanto, se for pesada sua consciência o coração cairá da balança e será devorado por um animal, para reencarnar de novo com um novo propósito.
De igual forma São Miguel Arcanjo nos olha para relembrar a guerra que ocorre no âmago humano. Ensina a dominar os anjos caídos, rebeldes pela desobediência divina (instintos inferiores, raivas, ira, luxúria, ganância, mentira, ignorância... que existem em nós há muitas encarnações). Instrui-nos a paciência, força, sabedoria e beleza em seu rosto angelical ao mesmo tempo que pretende firmemente lutar com sua espada do poder cósmico (As virtudes intrínsecas de nossa Alma) para assim transpormos o julgamento de nossa alma.
Miguel / Mikael em hebraico significa "Aquele que é como Deus", ou "O que é como Deus".
É uma alegoria da harmonia que deve servir de base sólida para a nossa evolução - ascensão espiritual.
A Balança por onde todos passamos e passaremos várias vezes, até retornar.
Todos os seres humanos e entidades de Umbanda também passaram por essa balança.
Que tenhamos todos uma preocupação com nosso momento, e respeitemos o momento do outro. Assim também se faz harmonia no universo.
Tenhamos a Consciência pura, a Alma plena e a verdade em nós.
Salve São Miguel Arcanjo, Salve Umbanda!

Obs: Algumas imagens a trazem atualmente de forma descendente, voltada para a terra, como sinal da Justiça que desce à terra, outras trazem a lança, que tem igual valor simbólico nesse caso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exu Lúcifer na Umbanda

Os mistérios de Lúcifer, a grande Luz e os seres de outros planetas, a ligação com Egito, índia, pirâmides Maias...  O primeiro Lúcifer que existiu com este nome não encarnou nesta esfera, era um mestre cósmico vindo do conselho da Grande Fraternidade Branca do sistema solar de Sírius. Por isto o portador da Luz em grego (LVX FERRVS Ferrus = Portador e Lucis = Luz).  Os espíritos que atualmente trabalham na Lei de Umbanda sob o nome de Exu Lúcifer em nada se assemelham ao Demônio criado na demonologia oriunda do cristianismo e tradições hebraicas. Ora se “os símbolos de uma religião só assustam os que neles acreditam”*, se jogarem milho de canjica cozida na cabeça de um iniciado no candomblé o médium incorporará na hora, mas se jogarmos a mesma canjica em médiuns umbandistas ou da doutrina espírita nada acontecerá... Por que não acreditam naquele símbolo. Da mesma forma acontece com Lúcifer que é um nome utilizado pelos espíritos desta falange para traba...

Exu Mangueira

Exu Mangueira na Umbanda Um exu ligado a Ossaim, Ogun, e iwín (os espíritos das árvores). Atua muito em abertura de caminho, progresso, proteção, vitórias e guerra. É um bruxo da mata que se esconde nas árvores à noite, e utiliza da força do pé da mangueira para o seu trabalho. A folha da mangueira é muito utilizada em magias para o Orixá Ogun por seu poder de abrir caminhos, atrair vitalidade e vitória. É um guardião espiritual de muitos terreiros ligado ao exu tronqueira. O melhor dia para cuidar de Exu Mangueira é a terça-feira, dia ligado ao planeta marte e energias de guerra, vitalidade e caminhos. Suas bebidas podem ser a bagaceira, cachaça, ou cachaça com folhas e galhos de mangueira dentro. Magia para o Exu Mangueira abrir caminhos de prosperidade Pegar uma garrafa de vodca ou gim e colocar dentro folhas e galhos de mangueira, folhas de cana-de-açúcar, um pedaço de ferro, dez moedas correntes de maior valor, dez favas de anis estrelado e um azou...

Oferenda para Maria Padilha das Sete Encruzilhadas

A Pomba Gira Maria Padilha das Sete Encruzilhadas é uma senhora ligada à realeza espiritual. Atua com médiuns de grande vocação e missão na espiritualidade. Atualmente se conhece muitos homens (principalmente no candomblé) com a mesma entidade como se tivesse virado um vírus, o que é uma triste realidade. Sabemos que os médiuns têm suas vaidades e pre ferem ter uma entidade Rei ou Rainha quando na verdade sabem que na vida física não terão muitos privilégios, e também não pretendem lutar por isso, logo para contrabalancear essa falta de poder ou riqueza, projetam na espiritualidade suas frustrações. Longe das frustrações, podemos observar ainda que alguns médiuns trabalham sim com esta entidade de forma eficaz, para a evolução de Si mesmos, de sua comunidade e da espiritualidade em geral. Pois o trabalho de um médium nunca é individual. Nenhum médium está sozinho nunca! Mesmo que trabalhe apenas com m cambono, Ogan ou Ekeji para consultar alguém, ou quando está somente ele, su...