Teurgia - Henrique Cornélio Agrippa (1486 / 1535)
"Pois obtemos e atraímos para nós mesmos, não somente por meio de
poderes naturais, mas também de certos ritos e cerimônias, os
celestiais, e por intermédio deles virtudes divinas; tema, entre outros,
abordado pelos antigos magos em muitos volumes. Mas a parte maior de
todas as cerimônias consiste em OBSERVAR A LIMPEZA E PUREZA, PRIMEIRO DA
MENTE, DEPOIS D CORPO, E DAQUELAS COISAS QUE TÊM A VER COM O CORPO,
COMO A PELE, AS ROUPAS, AS HABITAÇÕES, OS RECIPIENTES, UTENSÍLIOS,
OBLAÇÕES, SACRIFÍCIOS, pureza esta que se dispõe à familiaridade e à
contemplação de coisas divinas, e é muito necessária nas coisas
sagradas, segundo as palavras de Isaías, ―Lavai-vos, purificai-vos,
tirai a maldade de vossos atos."
"A impureza, infectando o ar e o homem,
perturba a influência puríssima das coisas celestiais e divinas, e
afasta os espíritos puros de Deus. Mas, às vezes, os espíritos impuros e
poderes enganadores, que querem ser venerados e adorados como deuses,
também precisam dessa pureza. Portanto, é preciso aqui ter muita
cautela, como já explicamos em detalhes em nossos livros de Filosofia
Oculta."
"Quanto a essa teurgia ou magia de coisas divinas,
Porfírio não mede palavras ao concluir que, por meio de consagrações
teúrgicas, a alma de um homem pode ser preparada para receber espíritos e
anjos, e ver Deus: mas nega veementemente que por esse meio podemos
retornar a Deus."
Três livros de Filosofia Oculta - Henrique Cornélio Agrippa
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