Pular para o conteúdo principal

O poder da mente e meditação: As Ondas cerebrais


Entenda as ondas cerebrais e aprenda a entrar em alfa
por Emilce Shrividya Starling

Recentes descobertas científicas nos fazem compreender melhor o antigo processo de meditação do yoga. O cérebro é composto de bilhões de células nervosas que criam pequenas correntes elétricas, e dele emanam ondas eletromagnéticas sutis ou "ondas cerebrais" que se alteram com as mudanças de estado de consciência.

Através de um eletroencefalograma essas ondas cerebrais podem ser detectadas. Os eletrodos sensitivos do aparelho, ligados à cabeça das pessoas, captam os ritmos das ondas cerebrais e os registram em um gráfico.

Desse modo, os cientistas descobriram vários tipos de ondas cerebrais diferentes, que são emitidas em diferentes estados de consciência: onda Beta, onda Alfa, onda Teta, onda Delta.

Há uns trinta anos atrás, através de um exame encefalograma, que fiz a pedido médico, por causa de dores de cabeça, despertei para a consciência que a ondas Alfa existiam mesmo e que eu tinha aprendido a entrar em alfa através do yoga.

O exame não mostrou nenhum problema, mas foi muito bom ter feito, pois fiquei surpresa ao saber pelo médico que, durante todo o exame, eu tinha ficado em ondas alfa, bem tranquila.

Aquilo me despertou para a consciência da verdade dos ensinamentos da Ciência do Yoga. As ondas alfa não eram apenas palavras ou ficção. Eu podia vivenciar aquele estado calmo quando eu queria, quando eu me permitia relaxar.

Antes de praticar hatha yoga e meditação, eu tinha muita ansiedade, medos e insônia. Apesar de ter tudo, amor verdadeiro, filhos, estabilidade financeira, fazer viagens, ter vida social e muito conforto, eu vivia preocupada com o futuro, com medo de perder tudo de bom que tinha. Tinha muitos pensamentos negativos, e com essa turbulência mental, não podia ser feliz, porque não vivia o momento presente, o único momento que existe.

Através das práticas da hatha yoga e da meditação diária, fiquei curada das constantes dores de cabeça, e fui acalmando o manancial de emoções e pensamentos. Comecei a me transformar para melhor, saborear os momentos do meu dia- a-dia e a desfrutar do dom da vida.
Em cursos sobre controle da mente e meditação, aprendi sobre as ondas da mente e como entrar em ondas Alfa, (e até em ondas mais profundas como ondas Teta), acalmando muito minha mente.


Aprenda a entrar em Alfa
Gostaria de lhe ensinar algo muito simples para entrar em ondas Alfa, para alcançar o apaziguamento e tranquilidade.
Experimente isto agora.
Sente-se ou deite-se confortavelmente.

Simplesmente feche os olhos e direcione o olhar interno para a parte entre as sombracelhas.

Se quiser pode, sutilmente, tocar com os dedos, essa região entre as sombracelhas para senti-la melhor.
Ou pode também imaginar que direciona o olhar um pouco para cima, para o meio da testa. Pode até imaginar que desenha um quadrado no meio da testa e levar para lá o olhar interno com os olhos fechados.
Isso é muito simples. Fazendo isso, mesmo por alguns instantes, você diminui a intensidade das ondas cerebrais e os pensamentos diminuem, lhe aquietando. Você se volta para dentro e desliza para níveis tranqüilos.
Você pode fazer isto, várias vezes, enquanto pratica as posturas de hatha yoga, enquanto relaxa em sua cama ou quando medita com o mantra Om Namah Shivaya (clique aqui para aprender como meditar).

Ondas Beta, Alfa, Teta e Delta
Onda Beta é a onda cerebral produzida durante o estado de vigília - um ritmo rápido (13 ou mais ciclos por segundo) e é irregular. É um estado de mente agitada de uma pessoa comum.
Pode alterar-se muito se a pessoa ficar nervosa e brigando. Em ondas elevadas de Beta, surgem os conflitos, pois não há entendimento, nem diálogo.

Onda Alfa é a onda muito mais lenta (cerca de 8 ciclos por segundo). É estável e rítmica, com mais amplitude e mais energia. É emitida pelo cérebro durante o sono e no estado mental de serenidade.
Em ondas Alfa, embora a mente esteja tranquila e equilibrada, ela não está fraca ou passiva; está serena e alerta. Durante momentos de inspiração criativa, do relaxamento ou meditação, ondas alfa emanam do cérebro.

Durante a meditação e o relaxamento, as ondas cerebrais são imediatamente transformadas, passando do ritmo acelerado de Beta para o ritmo tranquilo de Alfa. E, com a concentração contínua no mantra, o nível de energia de ondas alfa aumenta.

Ondas Teta: Na Meditação profunda e no relaxamento profundo Yoga Nidra, as ondas Alfa são gradualmente transformadas em ondas mais lentas e poderosas, de ritmo Teta (4 ciclos por segundo).

Nesse estado Teta de superconsciência, a mente é inundada, (como foi comprovado pelos cientistas), com insights criativos e alegria interior, como se estivesse no limiar da Consciência Cósmica.

Ondas Delta: Acontece em alguns momentos de sono profundo.

E, na medida em que a meditação torna-se cada vez mais profunda, as ondas cerebrais desaceleram ainda mais, passando ao ritmo de ondas Delta (1 ciclo por segundo).
Nesse estado, o nível de energia aumenta e o êxtase interior torna-se cada vez mais intenso e a mente se aquieta. O praticante da meditação transcende o limite de espaço e de tempo e mergulha na paz do Ser interior.

Desse modo, durante a meditação, através da contínua vibração do mantra, as ondas cerebrais gradualmente se tornam mais lentas, mais sutis e a mente funde-se à Consciência Suprema no interior de cada um, atingindo estados de êxtase, contentamento e paz profunda. É a meta do yoga: o estado de Samadhi, a união com Deus.

Samadhi
Samadhi em sânscrito literalmente significa 'ser um com a meta', tornar-se um com Deus dentro de nós. É o Nirvana dos budistas, o Satori do zen, a União mística do catolicismo. É a união suprema com o Ser interior. É um estado muito elevado de se alcançar. É sentir o que Jesus disse: "Eu e o Pai somos Um".

E, como diz um sábio yogue, Shri Andandamurti:

"A Consciência Suprema está dentro de você assim como a manteiga existe no leite; bata a sua mente com o processo de meditação, e Ela surgirá - você verá que a resplandecência da Consciência Suprema ilumina todo o seu Ser interior. Ela é como um rio subterrâneo dentro de você. Remova as areias da mente e encontrará a água fresca e límpida do interior".
Experimente você também essa verdadeira transformação, se aquietando através das ondas alfa no relaxamento, na meditação, na prática consciente das posturas da hatha yoga.

Sinta-se motivado a criar seu próprio milagre interior. Experimente alegria e serenidade no seu dia a dia. Melhore sua saúde, seu humor e seus relacionamentos. Fique em paz! Namaste! Deus em mim saúda Deus em você.

Fonte:  http://www2.uol.com.br/vyaestelar/ondas_alfa.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exu Das Sete Catacumbas

Exu Das Sete Catacumbas O Exu das Sete Catacumbas é ligado aos mistérios do cemitério, das trevas, magia e necromancia. É um mago que atua protegendo e rondando os cemitérios para que haja paz e ordem entre os trabalhos, feitiços, rituais nos lugares santos. É um guardião que ronda de cova em cova os cemitérios. Atua diretamente sob o comando de Obaluwaiyê, Iyá Onilé (mãe terra) e elemento terra para que haja uma harmonia entre os corpos que se desfazem, a energia do apego material que fica nos ossos, as “almas” desencarnadas e encarnadas que rondam este ambiente, as oferendas que são depositadas e os carregos que são levados para serem transformados lá. Há todo um trabalho em conjunto para que a harmonia possa reinar entre os vivos, os mortos e as energias que nossa vã filosofia não sonha existir. Não há feitiço que este amigo não possa desfazer, dependendo somente do merecimento e dignidade do médium! Oferenda ao Exu das Sete Catacumbas para positivar

Exu Lúcifer na Umbanda

Os mistérios de Lúcifer, a grande Luz e os seres de outros planetas, a ligação com Egito, índia, pirâmides Maias...  O primeiro Lúcifer que existiu com este nome não encarnou nesta esfera, era um mestre cósmico vindo do conselho da Grande Fraternidade Branca do sistema solar de Sírius. Por isto o portador da Luz em grego (LVX FERRVS Ferrus = Portador e Lucis = Luz).  Os espíritos que atualmente trabalham na Lei de Umbanda sob o nome de Exu Lúcifer em nada se assemelham ao Demônio criado na demonologia oriunda do cristianismo e tradições hebraicas. Ora se “os símbolos de uma religião só assustam os que neles acreditam”*, se jogarem milho de canjica cozida na cabeça de um iniciado no candomblé o médium incorporará na hora, mas se jogarmos a mesma canjica em médiuns umbandistas ou da doutrina espírita nada acontecerá... Por que não acreditam naquele símbolo. Da mesma forma acontece com Lúcifer que é um nome utilizado pelos espíritos desta falange para trabalho. O no

Cabocla Jurema, fundamento e oferendas.

A Cabocla Jurema é uma das caboclas mais famosas na Umbanda e uma das primeiras a serem incorporadas na nova fase da Umbanda após a organização dos Espíritos Brasileiros através do Caboclo das Sete Encruzilhadas. A raiz do seu culto vêm da pajelança indígena, que foi passada para os Juremeiros, os catimbozeiros, encantadores e outros Mestres dos cultos brasileiros que têm origem e predominam no Nordeste do Brasil. É uma entidade que antes da Umbanda já atuava em p essoas com sensibilidade espiritual antes destes cultos citados acima, pois acredita-se que a Árvore da Jurema Sagrada sempre teve sua guardiã, e Mestra no plano físico, onde a árvore era apenas um portal para o Plano Superior e os reinos da Jurema (Reinos espirituais divididos em Sete Reinos para uns e Doze Reinos para outros). Seja como for, temos uma analogia clara às Sete Linhas de Umbanda, como planos vibratórios, cidades espirituais ou moradas espirituais onde cada Mestre, Entidade, Guia e Falangeiro são morador